Um projeto: Fundação Estudar

Pós Graduação

O que você precisa saber para cursar uma pós-graduação fora do Brasil

15.12.15

Do Brasil a Dubai: como um MBA fora do país pode alavancar sua carreira?

Do Brasil a Dubai: como um MBA fora do país pode alavancar sua carreira?

Dorival Bordignon conta como estudar fora foi determinante para conquistar um emprego em uma das maiores empresas de consultoria do mundo

Por Carla Castellotti

Dorival Bordignon, de 34 anos, já tinha um emprego estável em uma grande empresa quando resolveu encarar um MBA fora do Brasil. Era 2010 e ele ocupava o cargo de gerente de operações no departamento de baby care da marca Pampers, na multinacional P&G.

Passados três anos na P&G, a carreira de Dorival era estável, mas ele buscava ocupar novos postos. “Passei cinco anos no processo de operações, uma área com uma visão, digamos, mais limitada dentro da empresa. Os resultados são mais imediatistas”, explica. “Nessa época eu comecei a vislumbrar ter mais acesso às áreas de negócio”.

Acesse aqui um guia online e gratuito sobre MBA no exterior

Como já havia passado um tempo na França durante sua graduação na Universidade Estadual de Campinas, ele entendeu que seria uma boa experiência estudar fora do país novamente. Foi aí que o engenheiro se candidatou a uma bolsa da Fundação Estudar para cursar MBA na Booth School of Business da Universidade de Chicago, nos EUA. “Minha história de vida e meus planos tinham muito a ver com a proposta da Fundação Estudar. Consegui resumir meus valores de maneira ordenada no processo de seleção”, diz.

Sobre a experiência de dois anos na Booth School of Business, Dorival lembra que o contato com profissionais de nível sênior foi essencial para conhecer as melhores práticas da sua área de economia e finanças. “Não há melhor lugar que os Estados Unidos  para se ter essa vivência. Lá você tem aulas de estratégia, organização, operação e psicologia, você aprende um pouco de tudo”, conta. “Outra característica marcante do estudo fora do país foi a pluralidade de nacionalidades. Existem pessoas de diversos países e somos estimulados a lidar com diferentes culturas, nos adpatando a elas e respeitando todas as diferenças”, completa.

Passada a experiência do MBA, Dorival hoje é contratado da A.T Kearney, umas das maiores empresas de consultoria do mundo. Ele vive em Dubai e comanda uma equipe de sete pessoas, todas de diferentes nacionalidades.

Leia também:
9 profissionais falam sobre o impacto do mestrado no exterior em suas carreiras
Guia online e gratuito sobre pós-graduação no exterior
13 guias online e gratuitos para quem quer estudar fora do Brasil

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas