InícioBolsas de EstudoAdministração e NegóciosPrêmio “Viva seu sonho” concede bolsas de estudo para mulheres

Prêmio “Viva seu sonho” concede bolsas de estudo para mulheres

Priscila Bellini - 31/07/2020
Comentários:

A proposta não poderia ser mais direta: fazer com que mulheres vivam seus sonhos e garantir os meios para isso. O Prêmio Viva Seu Sonho, da Soroptimist (ou, no nome em português, a Soroptimista Internacional das Américas), está com inscrições abertas até 15 de novembro.

Os prêmios são direcionados a mulheres que sejam mães, chefes de família, tenham baixa renda e estejam cursando ou tenham sido aceitas em cursos de graduação em qualquer lugar e para qualquer área de estudos. Aquelas que são contempladas pela premiação recebem de US$ 1.000 a US$ 16.000.

Quem pode se candidatar?

Para ser elegível para o prêmio Viva Seu Sonho da Soroptimist, é necesário que a candidata cumpra os seguintes requisitos:

  • Seja a principal provedora financeira de seus dependentes (filhos, parceiros, e/ou pais);
  • Demonstre necessidade de auxílio financeiro;
  • Esteja matriculada, ou tenha sido aceita, em um curso vocacional, profissionalizante ou graduação;
  • Esteja motivada a atingir seus objetivos de carreira;
  • Não tenha concluído a graduação;

Brasileiras que cumpram esses requisitos podem se candidatar para receber o apoio financeiro da instituição.

Como se candidatar ao Viva Seu Sonho

Para se candidatar, é necessário preencher a ficha de inscrição disponível no site e encaminhar duas cartas de recomendação (usando o modelo do site), no modelo estipulado pela Soroptimist. Cabe à candidata explicar como o curso para o qual foi aceita, ou em que já está matriculada, contribuirá para seu desenvolvimento acadêmico e profissional. Também são coletadas informações sobre a renda da estudante e suas despesas em casa.

Uma das vantagens do prêmio, que existe desde 1972, vem da possibilidade de aplicá-lo a vários tipos de despesa. Se a estudante já possui uma bolsa da universidade para arcar com a tuition, por exemplo, pode usá-lo no pagamento de transporte, livros e mesmo cuidados com os filhos. Desde a criação da iniciativa na década de 70, a Soroptimist já distribuiu 30 milhões de dólares em apoio financeiro para milhares de mulheres.

Mais informações sobre o processo de candidatura, bem como dicas para aumentar suas chances de receber uma bolsa, podem ser vistas neste link. As inscrições vão até 15 de novembro!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados