//username of moderater
Fundação Estudar
InícioPreparaçãoCursosUSP oferece curso de Libras 100% gratuito e online

USP oferece curso de Libras 100% gratuito e online

Mariane Roccelo - 02/08/2023
Comentários:

A plataforma de cursos online da Universidade de São Paulo disponibiliza gratuitamente um curso online de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) com videoaulas, prática e teoria. Mais de 10 milhões de brasileiros possuem algum tipo de problema auditivo e, destes, cerca de 2.7 milhões são surdos. De acordo com o último Senso realizado no país, a estimativa é que mais de 2 milhões de pessoas falem a língua no país.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

O curso online foi desenvolvido pelo Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e tem como objetivo ensinar as informações necessárias “caso você encontre em seu percurso profissional pessoas surdas ou outros profissionais que trabalham com pessoas surdas”. As aulas são ministradas pelos professores Felipe Venâncio Barbosa e Janice Gonçalves Temoteo.

Leia também: Como aprender Espanhol online e tirar o certificado de fluência

O curso de Libras

Além das vídeo-aulas online, a disciplina “FLL1024 – Língua Brasileira de Sinais” disponibilizada na plataforma inclui o mesmo material de apoio fornecido para os estudantes da FFLCH.

São, a todo, 10 aulas explicativas, um Glossário com as palavras utilizadas, 2 exercícios-teste, 10 práticas, resumos e outros recursos para quem está aprendendo. Para assistir aos vídeos não é necessário cadastro. O curso pode ser acessado neste link (disponível aqui).

Sobre a Libras

A Libras é uma língua que possui composições semelhantes aos idiomas falados, como fonologia (sistema sonoro da língua), morfologia (estrutura e formação das palavras), sintaxe (regras de construção das frases) e semântica (significado) e diferenças regionais. No Brasil, a primeira escola de surdos, o Instituto dos Surdos, foi criada em 1857 por Dom Pedro II, transformada no atual Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES).

Apesar de estar presente no país desde 1857, a Libras foi reconhecida oficialmente como língua das comunidades surdas apenas em 2002, e considerada meio de comunicação e expressão somente em 2016.

9 dicas de como aprender idiomas em casa.

Outros cursos online e gratuitos de Libras

Além do curso da USP, o SESI (Serviço Social da Indústria) oferece um curso de 40 horas da língua, com possibilidade de adquirir um certificado gratuito. As aulas podem ser acessadas através do link (disponível aqui).

A Escola Virtual do Governo (EVG) também oferece um curso de Libras com carga horária de 60 horas, que inclui material didática e guias, com possibilidade de adquirir um certificado online. As aulas podem ser acessadas através do link (disponível aqui).

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados