//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoCom mais de 650 anos, University of Pécs oferece bolsas integrais para...

Com mais de 650 anos, University of Pécs oferece bolsas integrais para brasileiros

Mariane Roccelo - 17/11/2021
Comentários:

Na Hungria, no coração da Europa, está localizada a University of Pécs, a universidade mais antiga e tradicional do país, criada durante o período medieval. Fundada em 1367, a instituição recebe atualmente um grande número de estudantes internacionais, quase 25% do corpo estudantil é formado por alunos de fora do país. Em novembro, a universidade abre as inscrições para bolsas de estudo integrais de graduação e pós-graduação, voltadas para estudantes de diferentes nacionalidades, incluindo brasileiros.

Um dos motivos que levam tantos estudantes internacionais para a Pécs é um foco tradicional na internacionalização do conhecimento superior. Há mais de 30 anos, ela oferece cursos de graduação, mestrado e doutorado com aulas em inglês.

Hoje, são mais de 22.000 estudantes distribuídos em 10 faculdades e centros de pesquisa que oferecem 80 programas nas diversas áreas do conhecimento. Como parte do projeto de internacionalização, a Pécs também é uma das universidades que participam do programa Erasmus Mundus (conheça mais sobre o programa neste link). 

Leia também: Bolsas integrais com aporte mensal para graduação e pós em inglês na Hungria

Tour Virtual pela Pécs 

No site oficial da Pécs é possível fazer um tour virtual por todos os 10  prédios da universidade. São eles: Faculdade de Direito, Escola de Medicina, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Faculdade de Ciências da Saúde, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Ciências Culturais e Educação, Faculdade de Negócios e Economia, Faculdade de Engenharia e Tecnologia da Informação, Faculdade de Música e Artes Visuais e a Faculdade de Ciências.

Além dos prédios, o tour passa pelos dormitórios da faculdade, por alguns laboratórios, mostra como é a vida estudantil e também conta um pouco da história e da vida cultural da cidade de Pécs, onde a universidade está localizada, e sua multiculturalidade presente, entre outras coisas, na forte presença de populações croatas e germânicas. 

Como são os cursos

Entre as pesquisas de destaque da Pécs, há algumas nas áreas relacionadas à saúde, que é um dos pontos fortes da universidade. Além disso, há pesquisa em temas emergentes, como recursos hídricos, economia, engenharia biomédica 3D e sustentabilidade. Para brasileiros, os programas disponíveis com bolsas de estudos são: 

  • Estudos de bacharelado de grau completo: Agricultura, Engenharia, Ciências Naturais, Esporte, Ciências Sociais, Artes;
  • Estudos de mestrado de grau completo: Agricultura, Engenharia, Ciências Naturais, Esporte, Ciências Sociais, Artes;
  • Estudos de doutorado de grau completo: em qualquer área de interesse.

Os programas disponíveis em inglês na University of Pécs são:

  • Negócios e Gestão;
  • Educação;
  • Engenharias;
  • Direito;
  • Ciências Humanas e Sociais;
  • Ciências Médicas e da Saúde;
  • Música e Artes Visuais;
  • Ciências Naturais.

Como funcionam as bolsas 

As bolsas de estudo da University of Pécs incluem:

  • Gratuidade do pagamento das mensalidades dos programas;
  • Para os programas de graduação e mestrado, uma bolsa mensal de HUF 43.700 e HUF 140.000 para o doutorado;
  • Acomodação gratuita nos dormitórios da faculdade (é possível vê-los no tour virtual) ou uma contribuição mensal de HUF 40.000 para acomodação;
  • Seguro médico obrigatório e seguro médico complementar de até HUF 100.000 por ano. 

Como se inscrever

Para concorrer à uma das bolsas, é necessário se inscrever de forma online através deste link (disponível aqui). Ao preencher o formulário, o candidato pode selecionar até dois programas de estudos e deve enviaros documentos necessários: passaporte, certificados de formação, histórico escolar, atestado médico, carta de motivação e, para alguns cursos, um portfólio.

Leia também: Como aprender Francês online e tirar o certificado de fluência

Após a inscrição ser avaliada pela universidade, os alunos são convidados para participarem de uma entrevista com examinadores. O desempenho nessa entrevista é fundamental para a admissão nos programas, assim como as notas e certificados anteriores.

Para conhecer mais sobre a universidade, acesse este link (disponível aqui). Interessados devem se inscrever para as bolsas até o dia 15 de janeiro. Para esclarecer dúvidas, entre em contato com um representante da universidade se comunicando em inglês ou francês através do e-mail: [email protected].

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Escrito por Mariane Roccelo. Entre em contato com Estudar Fora pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados