InícioOutrosUniversidade de Columbia debate crise climática em evento gratuito com Ailton Krenak

Universidade de Columbia debate crise climática em evento gratuito com Ailton Krenak

Mariane Roccelo - 23/09/2021
Comentários:

A Universidade de Columbia realiza na próxima segunda-feira (27) o evento The Devouring of the World and the Climate Crisis (A Devoração do Mundo e a Crise Climática) com a presença do filósofo, escritor e liderança indígena Ailton Krenak. No evento, o brasileiro falará sobre o importante papel das filosofias das culturas nativas americanas no combate aos efeitos das mudanças climáticas.

O evento será ministrado em português com tradução para o inglês. A realização é do Institute of Latin American Studies (Instituto de Estudos Latino-Americanos), o ILAS, em parceria com o Institute for Religion, Culture and Public Life (Instituto para Religião, Cultura e Vida Pública), ambos da Columbia University.

Leia também: Projeto em homenagem a Paulo Freire é lançado na Universidade de Columbia

Sobre o evento

Krenak abordará criticamente a problemática compreensão do Planeta Terra como uma fonte de exploração, relação que, segundo o site da Columbia, se intensificou com a ascensão do mundo globalizado. De acordo com a universidade, a liderança também falará sobre “como a lógica do consumo é possibilitada pelo ‘abismo cognitivo’ – nossa incapacidade de ouvir e ver o que está acontecendo com o mundo”. O seminário é gratuito e acontece de forma online no dia 27 de setembro (segunda-feira), das 18h30 às 20h (horário de Brasília).

Como se inscrever

Para se inscrever, acesse este link. Clique no botão “register here“, em seguida, clique em “register” e preencha com os dados (sequencialmente): primeiro nome, último nome, endereço de e-mail, confirmação do endereço de e-mail.

Em “Ticket 1 · RSVP“, preencha em ordem com: seu primeiro nome, último nome, endereço de e-mail e local de trabalho. Em “How did you hear about this event?“, marque a opção “Other” e preencha com o site “Estudar Fora“. Pronto! O link para a sala do Zoom onde acontecerá o evento será enviado para seu e-mail.

Leia também: Inércia de governos sobre mudanças climáticas afeta a saúde mental de 60% dos jovens

Sobre Ailton Krenak

Krenak nasceu em 1953 em Minas Gerais e hoje é considerado uma das maiores lideranças indígenas do mundo. A história de vida de Ailton acompanha a luta pelos direitos dos povos indígenas do Brasil. Aos 9 anos, ele foi separado à força do próprio povo após o território em que morava ser invadido por autoridades brasileiras.

O filósofo se tornou jornalista nos anos 80, quando deu os primeiros passos como liderança indígena. Em 2011, realizou a palestra “Life, always” (Vida, sempre) para o TEDx Talks (assista a palestra aqui). Em 2015, recebeu o prêmio internacional Order of Cultural Merit (Ordem de Mérito Cultural), que homenageia trabalhos notáveis na promoção de cultura e arte. Em 2016, ele recebeu o título de doutor honoris pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados