InícioPós-GraduaçãoUm médico no MBA de Harvard #3: "Você entra em um ranking...

Um médico no MBA de Harvard #3: “Você entra em um ranking forçado”

Nathalia Bustamante - 31/03/2016
Comentários:

Vindo da área da saúde e do Brasil, o perfil de Fábio Katayama é um exemplo da diversidade que se encontra no programa de MBA de Harvard. E, para ele, é justamente a riqueza desta rede de todas as áreas e continentes que faz com que o aprendizado seja tão completo.

O contato com os colegas, segundo ele, é natural e muito incentivado na dinâmica de ensino da Universidade. As aulas são baseadas em cases, que são enviados com antecedência à turma. Assim, os estudantes devem se preparar para a aula, pesquisando e discutindo o assunto em grupos de estudo.

Durante a aula, todo o conteúdo é gerado em cima deste debate. “Desta forma, o professor é muito mais o condutor da discussão do que alguém que vai lá expor um material”. Para ele, este é um dos maiores aprendizados: saber reconhecer que nem sempre há uma resposta certa, mas várias opiniões possíveis.

Também por isso, a participação em aula tem um peso muito grande na nota final do aluno – que tem uma peculiaridade: ela é dada com base na comparação do seu desempenho com o do restante da turma. “Os alunos são ranqueados e as notas são dadas sempre com base na sua posição dentro da curva de performance da turma”, explica Fábio. Apesar disso, ele defende que não se trata de um ambiente muito competitivo: “Há muito coleguismo e cooperação”.

Nos vídeos abaixo, Fábio conta em detalhes como são as aulas e como são avaliados os estudantes em uma das melhores escolas de negócios do mundo. Além disso, descubra também como Fábio financiou seu MBA e como ele vê a oportunidades de bolsas e financiamentos disponíveis.

 

 Como são as aulas na Harvard Business School?



Como os alunos são avaliados?

Como pagar o MBA de Harvard?

 

No próximo capítulo, que será lançado na próxima quinta feira, você verá:

Capítulo IV: Como o MBA o ajudou a empreender, depois de voltar ao Brasil. 

Assista também aos capítulos anteriores, em que Fábio conta como direcionou sua carreira da medicina a negócios e como se preparou para o application:

Capítulo I: Conheça a história do médico que decidiu fazer MBA e acabou empreendendo
Capítulo II: Como Fábio se preparou para o processo de application;

 

Leia também:
Matheus: Trabalho aos 13 anos, inglês em 3 meses e estágio no MIT
Estudante conta como são as aulas na Harvard Business School
MBA de escola francesa desbanca Harvard e é considerado o melhor do mundo

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados