Um projeto: Fundação Estudar

Graduação

O que você precisa saber para cursar uma graduação fora do Brasil

22.03.16

TOEFL: Conheça as diferentes modalidades do exame

TOEFL

Você conhece as diferentes modalidades do exame TOEFL? Sabe de qual modalidade precisa?

Por Helison Lima

Muita gente conhece ou já ouviu falar do exame TOEFL (Test of English as a Foreign Language), mas o que pouca gente sabe é que há varias modalidades do mesmo exame. Alguns candidatos só sabem que há modalidades diferentes quando apresentam seu resultado (score) para um determinado fim e são informados que tal modalidade não é aceita.

Para evitar este problema, informar-se é a melhor arma: o TOEFL pertence à ETS (Educational Testing Service) e é composto por cinco modalidades diferentes: O TOEFL Primary, TOEFL Junior, TOEFL IBT, TOEFL PBT e TOEFL ITP.

As modalidades Primary e Junior são voltadas para o público infantil; já as demais modalidades são voltadas para o público adulto, ou candidatos a partir dos 16 anos. O que há em comum entre essas modalidades é que todas possuem conteúdo acadêmico. O candidato irá se deparar com textos e questões que se deparariam em um ambiente acadêmico em língua inglesa, seja em escolas regulares ou faculdades.

O TOEFL IBT (Interned Based Test) é um exame “completo” que avalia as quatro habilidades (Listening, Reading, Speaking e Writing) e tem duração de aproximadamente 4 horas. Por ser o exame mais robusto, é largamente aceito por universidades estrangeiras tanto para cursos de curta e longa duração. Para ingresso em qualquer tipo de programa nas universidades mais renomadas nos Estados Unidos, por exemplo, essa modalidade será majoritariamente solicitada. Mesmo sendo um exame online, o candidato precisa dirigir-se a um centro aplicador para fazê-lo – não havendo a possiblidade de realização do exame de casa.

O exame TOEFL PBT (Paper Based Test) é a versão de papel do exame. Essa modalidade está sendo descontinuada pela ETS e não é mais ofertado na grande maioria dos países, incluindo o Brasil. O TOEFL PBT somente é aplicado em cerca de 20 países onde o acesso à internet é restrito. O que gera confusão entre os candidatos brasileiros é o fato de muitas faculdades internacionais solicitarem essa modalidade. Isso acontece porque essas universidades aceitam alunos de todas as partes do mundo e para alguns alunos internacionais, a modalidade PBT é a única opção.

Finalmente existe a modalidade do TOEFL ITP (Institutional Testing Program) que é de papel, mas não necessariamente substitui a modalidade PBT. Essa modalidade abrange apenas as sessões de Listening e Reading e uma breve sessão de “Estrutura da Língua”, sendo todas as questões de múltipla escolha. Esse exame é largamente aplicado por escolas de idiomas como exame de conclusão no final de níveis mais avançados. Também pode ser solicitado por universidades estrangeiras, principalmente para cursos de curta duração.

Aceitação dos exames

O que pode confundir é que todas as modalidades do exame são aceitas internacionalmente, mas para finalidades diferentes. Não existe uma regra da ETS que determina que dada modalidade sirva apenas para esse ou aquele fim. O que se verifica, no entanto, é que o TOEFL IBT é largamente aceito, principalmente para cursos completos no exterior, como bacharelado e MBA, por exemplo. Já a modalidade ITP pode ser aceita para ingresso em cursos de curta duração, pelos quais a conclusão dos estudos será feita no país de origem.

Em outras palavras, a instituição ou programa acadêmico é quem vai determinar que modalidade do exame será aceita. Por isso, antes de fazer qualquer um dos exames TOEFL é crucial ter certeza qual modalidade é solicitada pela instituição desejada.

 


Sobre o autor

344e6b6Helison Lima é Bacharel em International Studies and English pela University of Southern Mississippi. Durante seus estudos nos Estados Unidos, participou ativamente de projetos para a Cruz Vermelha e Anistia Internacional. Atualmente, Helison é Orientador Educação para os exames TOEIC e TOEFL na Mastertest Certificação Internacional, auxiliando os alunos que buscam informações sobre os exames. Também atua como voluntário dando aulas de inglês na ONG Cidadão Pró Mundo.

 

 

Leia também:
Você é mesmo fluente? Avalie sua proficiência em idiomas estrangeiros
Pratique seu inglês com estes 2 canais no YouTube
Conheça os principais exames de proficiência exigidos por universidades

Conecte-se ao Estudar Fora

http://promo.estudarfora.org.br/07de78d376d72cb1d7d3

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas