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Conheça as principais tendências tecnológicas mundiais em marketing

Ana Moraes - 28/08/2023
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O mundo do marketing sempre foi paralelo às principais inovações da humanidade, mantendo a perspectiva de entregar valor aos consumidores. Assim, diversas estratégias que vão surgindo – principalmente do ponto de vista da tecnologia – são incorporadas à maneira de envolver os clientes, interferindo em experiências de compra e tomadas de decisão.

Mas você já parou para pensar no futuro do marketing? Quais são as principais tecnologias hoje em dia? É deste tema que vamos falar nas próximas linhas!

Realidade virtual no marketing

A realidade virtual (ou VR, conforme a sigla em inglês) é o nome dado à tecnologia de interface que utiliza recursos gráficos – normalmente, 3D – para possibilitar ao usuário a sensação de estar em determinado ambiente, diferente, como o nome sugere, do real.

O ambiente é criado com hardware e software de computador, mas também podem ser utilizados outros dispositivos, como os óculos de proteção, que, aliás, são provavelmente a primeira imagem que vem à cabeça quando pensamos em VR. A ideia é que quem utilize o recurso consiga bloquear o ambiente físico.

Leia também: Lifelong learning: o que é e como ele pode transformar sua carreira

Há alguns tipos de sistemas de realidade virtual, sendo um deles não imersivo (acessado pelo computador); o semi-imersivo, com uma experiência parcial e o totalmente imersivo. No último modelo, é possível incorporar, além da visão, também sons e até texturas.

Mas, afinal, como este tipo de tecnologia tem impactado o marketing? Para responder à questão, basta pensar que o conceito não é mais uma possibilidade apenas vista em filmes, ou caríssima.

Sua aplicação tem aumentado, justamente porque se mostra uma estratégia eficaz para cativar o público ao proporcionar uma experiência mais profunda. Os recursos da VR, portanto, podem ser utilizados em campanhas. “Impressionar” talvez seja o principal foco.


NFTs: o que são e por que são promissores no marketing 

As três palavras formam a sigla para non fungible tokens, ou “tokens não fungíveis”, sendo que o termo “token” faz parte do vocabulário das criptomoedas, como a representação digital de um bem. Já a expressão “não fungível” se refere a algo único, que se diferencia de bitcoins, por exemplo, porque não pode ser trocado por outro bem. 

O uso do NFT começou com colecionáveis digitais, ao proporcionar a compra e a venda de gravações de jogos de basquete. Com a evolução das possibilidades, as marcas também começaram a se utilizar da ferramenta. O Mc Donald’s, por exemplo, chegou comercializar o “Big Mac Digital”. A lista de marcas que faturaram milhões com NFT é liderada pela Nike, segundo uma matéria da revista Forbes.

Em relação ao marketing digital, a tecnologia confere um caráter de exclusividade e aprofunda o relacionamento com a base de clientes, que são vistos como brand lovers, ou seja, verdadeiros “amantes” dos selos.

E o metaverso?

Ao falar sobre o futuro dos negócios e do próprio marketing, é comum que se aborde o ambiente virtual imersivo chamado de “metaverso”. Trata-se de um conceito que reúne recursos tecnológicos com propósitos semelhantes, como a própria VR. A interação com os consumidores se aprofunda de maneira exponencial, gerando ganhos perenes. É algo único!

Saiba como os programas executivos internacionais impactam a carreira de brasileiros

Já pensou em um curso que se aprofunda nas inovações em marketing? 

“O mundo está se movendo na velocidade da luz e tecnologias imersivas estão sendo inventadas e incorporadas em nossas vidas todos os dias. Realidade Virtual, NFT’s, o Metaverso… podem ser hype ou realidade?”

O trecho acima faz parte da descrição de uma das aulas do programa executivo de Marketing Strategies & Innovation do LAIOB em parceria com a The University of Akron. A iniciativa capacita profissionais do segmento a lidar com as constantes mudanças que vêm ocorrendo no novo contexto global de negócios.

O principal objetivo é desenvolver conceitos sobre temáticas que estão revolucionando o mercado de Marketing B2B e B2C. Desde incentivo à criatividade através de uma imersão no laboratório de neuromarketing da universidade, até resolução de cases reais com professores de referência.

As disciplinas, ministradas totalmente em inglês, são voltadas a profissionais brasileiros que buscam aprofundar suas habilidades em marketing. Trata-se de uma iniciativa do LAIOB, grupo que oferece programas customizados em universidades americanas e promove imersão de executivos latino-americanos nos ambientes mais inovadores do mundo.

Tudo isso graças a um processo facilitado e desburocratizado, que conta com o suporte de uma equipe brasileira especialista em educação executiva internacional.

Ficou interessado? Você pode fazer sua pré-inscrição para ficar sabendo de programas futuros em primeira mão. Clique na página do programa de Marketing Strategies & Innovation na The University of Akron para saber todos os detalhes!

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Sobre o escritor

Ana Moraes
Jornalista e editora do Portal Estudar Fora. Entre em contato pelo e-mail [email protected].

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