//username of moderater
Fundação Estudar
InícioConteúdo PatrocinadoLifelong learning: o que é e como ele pode transformar sua carreira

Lifelong learning: o que é e como ele pode transformar sua carreira

Ana Moraes - 05/07/2023
Comentários:

Manter-se atento às tendências do mercado de trabalho é um ponto essencial para quem se preocupa com a progressão de carreira. É indispensável que o profissional se preocupe com a aquisição contínua de conhecimentos, habilidades e competências ao longo da vida, indo além do que é oferecido pela educação tradicional. Essa abordagem, conhecida como lifelong learning, é especialmente importante para o mercado do século 21, que é exigente nos quesitos adaptação e inovação.

Já inseridos no mercado de trabalho, é comum que muitos profissionais fiquem estagnados. Isso acontece principalmente porque, para muitas pessoas, ter uma carreira estável significa que não há mais necessidade de investimento em educação. Tendo em mente o conceito de lifelong learning, fica claro que adquirir e aprimorar habilidades é crucial não só para o desenvolvimento profissional, mas também para garantir uma evolução contínua da carreira diante de um mundo cada vez mais dinâmico. 

Incorporar essa mentalidade permite que os indivíduos se mantenham à frente do mediano, desenvolvendo habilidades que permitam atuar de maneira mais bem-sucedida. É importante ressaltar que a aprendizagem contínua não se refere apenas a aptidões técnicas, mas também a competências interpessoais. As chamadas soft skills são indispensáveis para quem deseja se destacar.

Leia também: Soft Skills: descubra o que são, como desenvolver e as 7 principais

Soft skills como resolução de conflitos, adaptabilidade, comunicação, resolução de problemas e liderança capacitam os profissionais a lidar melhor com a complexidade do mercado. O trabalho em equipe, essencial para quem quer construir uma base sólida em empresas, também sai ganhando quando há o fortalecimento dessas competências, que podem ser adquiridas na abordagem do lifelong learning. 

Para os que desejam dar continuidade à educação, saindo do caminho tradicional que já é esperado de todos, os programas executivos internacionais representam uma ótima opção. Como são realizados em outro país, além do desenvolvimento de habilidades técnicas, os programas oferecem a oportunidade de realizar uma imersão em outra cultura, o que amplia os horizontes e ajuda no desenvolvimento de uma mentalidade global. 

“Nós acreditamos muito no valor do ‘lifelong learning’, e encontramos, através dos nossos programas executivos, uma maneira de incentivar que os profissionais brasileiros sigam se capacitando, como forma de se destacarem no mercado de trabalho. Ao longo dos anos em que acompanhei de perto os programas do LAIOB Experience, percebi nos alunos essa necessidade de ir em busca de conhecimento e até de uma experiência internacional a fim de conquistarem uma posição de liderança em suas carreiras”, diz Leonardo Millian, Diretor de Educação Executiva do LAIOB Experience.

Leia também: Saiba como os programas executivos internacionais impactam a carreira de brasileiros

O LAIOB Experience é um exemplo de instituição que oferece programas executivos internacionais. As imersões, realizadas nos Estados Unidos e em Portugal, têm duas semanas de duração e se encaixam perfeitamente no calendário corrido de quem não dispõe de muito tempo para se dedicar ao lifelong learning, mas que ainda assim busca uma melhora contínua. Saiba mais sobre as experiências proporcionadas pelo LAIOB Experience aqui

Estar inserido em um país diferente é uma das melhores maneiras de aprimorar soft skills relacionadas ao trabalho em equipe. Em um mundo em que a adaptabilidade e agilidade são altamente valorizadas, aqueles que priorizam o próprio aperfeiçoamento se posicionam positivamente diante das organizações, o que pode ser útil para alavancar a carreira e ter contato com novas oportunidades. 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Ana Moraes
Jornalista e editora do Portal Estudar Fora. Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados