InícioGraduaçãoJuiz Sérgio Moro faz discurso de formatura na Universidade de Notre Dame

Juiz Sérgio Moro faz discurso de formatura na Universidade de Notre Dame

Redação do Estudar Fora - 21/05/2018
Comentários:

O tradicional discurso de formatura (ou commencement speech, na expressão em inglês) dos alunos da Universidade de Notre Dame deste ano foi dado pelo Juiz Sérgio Moro. Ontem (20), o brasileiro foi apresentado por John Jenkins, presidente da instituição americana, na cerimônia dos formandos de 2018.

Moro foi o principal orador da cerimônia – posição que em anos anteriores já havia sido ocupada por Barack Obama e Ronald Reagan, entre outras autoridades americanas. Cerca de 21 mil pessoas estiveram presentes na cerimônia, de acordo com a Universidade.

Moro iniciou seu discurso explicando como se vive “em um mundo, de fato, pequeno”. Ele mencionou a influência do trabalho de outras autoridades em seu suas atividades – como é o caso de Giovanni Falcone, um dos nomes por trás do combate à máfia na Itália e que se dizia influenciado pelas leis americanas de combate ao crime organizado.

Para demonstrar como “tudo está conectado neste mundo pequeno”, Sérgio Moro detalhou que um dos responsáveis por elaborar o RICO Act, lei federal americana que mira organizações criminosas, George Robert Blakey, formou-se em Notre Dame. “Vocês podem ter uma expectativa razoável de que o que fizerem na Universidade de Notre Dame pode ter um impacto positivo em todo o mundo”.

Moro também falou sobre a Operação Lava Jato e listou os resultados da investigação, com a condenação de 157 pessoas – entre elas, “grandes empresários, executivos das maiores empreiteiras brasileiras e políticos de alto escalão”. “Esse trabalho não tem sido fácil. Velhos hábitos de corrupção e impunidade sistêmicas são difíceis de mudar”.

Leia também: 5 discursos de mulheres famosas em universidades americanas

Dirigindo-se aos recém-formados presentes, Sérgio Moro mencionou quatro conselhos: nunca desistir de lutar por uma causa justa; mesmo nos momentos mais difíceis, lembrar-se de que não está sozinho, se estiver lutando por justiça; ter em mente que seu comportamento pode inspirar outros; e nunca se render aos males da corrupção e da desesperança.

Diferente do que aconteceu em outros eventos que participou em Nova York, em Indiana Moro não foi alvo de protestos; pelo contrário, foi aplaudido de pé pela audiência.

O discurso completo já está disponível, em inglês, no canal da Universidade de Notre Dame no Youtube.

 

Outros discursos

Embora esta tenha sido a primeira vez que um brasileiro realiza um commencement speech em uma universidade estrangeira, não é a primeira vez que um brasileiro é recebido para discursar em eventos. Há conferências importantes que mobilizam convidados brasileiros importantes, como a Brazil Conference, que coloca os debates sobre o país em destaque.

Em eventos avulsos, nomes como Cristovam Buarque e Dilma Rousseff já marcaram presença em instituições de renome. Buarque, em 2000, fez um discurso na New York University, enquanto a ex-presidenta falou em eventos organizados pela Universidade Harvard e San Diego State, nos Estados Unidos.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Artigos relacionados