InícioHistórias de Sucesso5 discursos de mulheres famosas em universidades americanas

5 discursos de mulheres famosas em universidades americanas

Redação do Estudar Fora - 08/03/2016
Comentários:

Nas formaturas das grandes universidades norte-americanas, é comum que alguns dos maiores líderes da atualidade – muitos, ex-alunos dessas instituições – sejam escolhidos para deixar suas mensagens aos estudantes prestes a se de formar. Inspiradores, irreverentes ou reveladores, esses discursos são sempre fonte de boas lições para todos que estão entrando no mercado de trabalho e começando suas carreiras.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, selecionamos cinco discursos impactantes proferidos por mulheres famosas, que deixaram aos futuros-graduados mensagens provocativas e poderosas. Com mensagens que vão da tomada de risco à redefinição de sucesso, confira e inspire-se:

 

Hillary Clinton, Wellesley, 1992

“Como mulheres hoje, vocês enfrentam escolhas difíceis. Vocês sabem as regras: Se você não se casar, você é anormal; se você se casar, mas não tiver filhos, você é uma yuppie egoísta; se você se casar, tiver filhos, mas trabalhar fora de casa, você é uma péssima mãe; se você se casar e tiver filhos, mas ficar em casa, você desperdiçou sua educação. Então, veja, se você ouvir todas as pessoas que fazem estas regras, talvez conclua que o caminho mais seguro seja pegar seu diploma e se esconder debaixo da cama. Mas deixe-me propor uma alternativa: Mantenha-se fiel aos seus sonhos. Aceite o desafio de forjar uma identidade que transcenda o seu próprio eu. Transcenda o seu próprio eu e você se encontrará… Não há ensaio para a vida, e você terá que fazer a transição espontaneamente entre cada cena. A única forma de se preparar é o que vocês já têm feito: procurem a melhor educação possível; continuem a aprender, com literatura, escrita e história, para entender o melhor que você puder sobre a experiência humana. Assim, você terá alguns entrepostos marcando o terreno na direção de qualquer decisão que pareça melhor para você.”

J.K. Rowling, Harvard, 2008
“A maneira como você vota, como você vive, como você protesta; a pressão que você faz sobre seu governo tem um impacto além de suas fronteiras. Este é o seu privilégio, e o seu fardo. Se você escolher usar seu status e influência para levantar a voz em favor daqueles que não têm voz; se você escolher se identificar não apenas com os poderosos, mas também com os sem poder; se você mantiver a habilidade de se imaginar nas vidas daqueles que não têm as suas vantagens – então não será apenas a sua família que celebrará sua existência, mas milhares e milhões de pessoas cuja realidade você ajudou a mudar. Nós não precisamos de mágica para mudar o mundo. Nós já carregamos todo o poder que precisamos dentro de nós mesmos: Nós temos o poder de imaginar o melhor.”

Ellen DeGeneres, Tulane, 2009
“Quando você cresce, percebe que a definição de sucesso muda. Para muitos de vocês, sucesso é ser capaz de ingerir 20 shots de tequila. Para mim, a coisa mais importante na vida é vivê-la com integridade, e não se entregar à pressão; não tentar ser algo que você não é. Viver sua vida como uma pessoa honesta e caridosa; contribuir, de alguma forma. Então, para concluir minha conclusão: Siga sua paixão, mantenha-se fiel a você mesmo. Nunca siga o caminho de ninguém. A não ser que você esteja perdido na floresta e veja um caminho – então, pelo amor de Deus, siga aquele caminho”

Chimamanda Ngozi Adichie, Wellesley, 2015

“Eu imploro que vocês tentem criar o mundo em que desejam viver. Liderem de maneira a mudá-lo. Liderem radicalmente, de forma real, ativa, prática, mão-na-massa… Escrevam programas de televisão em que a força do personagem feminino não seja tratada como notável, mas normal. Ensinem seus estudantes a ver a vulnerabilidade como humana, ao invés de feminina. Editem artigos em revistas que ensinem homens a manter suas mulheres felizes, porque já há artigos demais sobre como uma mulher deve manter seu homem feliz. E, em entrevistas, certifiquem-se que os pais também sejam perguntados como equilibrar família e trabalho. Nesta era em que “paternidade/maternidade é uma culpa”, por favor, espalhem a igualdade desta culpa. Defendam e sejam entusiastas da licença-paternidade. Contratem mais mulheres onde há menos. Mas lembrem-se que as mulheres que você contratar não devem ser excepcionalmente boas. Assim como a maioria dos homens que são contratados, elas só precisam ser boas o bastante.”

Michelle Obama, University of California, Merced, 2009
“Quando os tempos ficarem difíceis e o medo se instaurar, pense naquelas pessoas que abriram caminho para você, e naquelas que estão contando com você para abrir o caminho para elas. Nunca deixe que a insegurança ou o medo ditem o curso da sua vida. Segure firme nas possibilidades e se projete para além do medo”.

 

Leia também:

Veja o discurso de Sheryl Sandberg aos formandos de Harvard
Leia a redação que levou jovem baiana a ser aprovada em 9 universidades

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Artigos relacionados