InícioGraduaçãoSeis cursos online e gratuitos para você se preparar para estudar fora

Seis cursos online e gratuitos para você se preparar para estudar fora

Lecticia Maggi - 13/10/2014
Comentários:

Estudar fora é, como se sabe, uma experiência cheia de desafios, não importa se você irá realizar um curso de idiomas, de graduação ou de pós. Aprender uma nova língua, adaptar-se a um país “estranho” e com uma cultura acadêmica totalmente diferente da brasileira, além de conviver com pessoas do mundo todo – de trajetórias e valores diversos – exigem bastante flexibilidade e força de vontade.

Quanto mais informado e preparado você estiver para esses desafios, em geral, mais fácil será a sua adaptação. Por isso, veja a seguir seis cursos gratuitos e online (em inglês) das melhores universidades do mundo para te ajudar a se preparar para a incrível experiência de estudar no exterior:

Cursos com data de início próxima

1. Preparing for Uni

Oferecido pela plataforma de ensino online FutureLearn, o curso da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, visa desenvolver algumas habilidades necessárias para o aluno ter sucesso na universidade, como pensamento crítico, capacidade de argumentação e análise de informações e dados. Também são oferecidos fóruns de discussão, para que os participantes troquem suas experiências e dificuldades.

Duração: 6 semanas
Início: 13 de outubro
Oferece certificado.
INSCREVA-SE AGORA!

2. Study Skills for International Students

Também oferecido pela Universidade de East Anglia, no Reino Unido, e disponível na plataforma FutureLearn, o curso é baseado em pesquisas sobre as maiores dificuldades de estudantes internacionais em universidades britânicas, e voltado para a solução desses problemas. Saiba quais são as principais habilidades e competências esperadas dos alunos.

Duração: 4 semanas
Início: 24 de novembro
INSCREVA-SE AGORA!

3. The Road to Selective College Admissions

Quem pensa em realizar a graduação em uma universidade dos Estados Unidos nos próximos anos, não pode deixar de fazer este curso oferecido pela plataforma edX. As aulas vão ajudar os estudantes a entenderem todo processo de application (candidatura), além de saber como tornar o seu perfil mais competitivo e como se planejar para arcar com os custos da educação superior norte-americana.

Duração: 8 semanas
Início: 13 de janeiro de 2015
INSCREVA-SE AGORA!

4. Academic Integrity: Values, Skills, Action

O que é integridade acadêmica? Como você, estudante universitário, fará para atingir seus objetivos com integridade e honestidade? Este curso online da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, é sobre valores e ética. Aproveite e compartilhe com outros estudantes seus pontos de vista sobre o assunto!

Duração: 4 semanas
Início: 10 de novembro
INSCREVA-SE AGORA!

Cursos já realizados ou em andamento

Os cursos a seguir já foram realizados ou estão em andamento, mas todas as aulas continuam disponíveis online. Você pode assisti-las na ordem que quiser!

5. English Grammar and Style

Independetemente do curso de graduação ou pós pretendido, se você for estudar em uma universidade de língua inglesa você terá que demonstrar proficiência no idioma local. Este curso é recomendado para todos que desejam melhorar sua habilidade de writing e fazer um texto mais interessantes e sem erros gramaticais.

Duração: 9 semanas
INSCREVA-SE AGORA!

6. How to Succeed in College 

O curso da Universidade de Kentucky ajuda estudantes do ensino médio a se prepararem para cursar a graduação nos Estados Unidos. Entre os tópicos abordados, estão expectativa dos professores em relação aos futuros universitários, estratégias de estudo e como tirar o melhor proveito dos recursos oferecidos pela universidade.

Duração: 5 semanas
INSCREVA-SE AGORA!

Leia também:
Guia de cursos de idiomas no exterior
Plataforma oferece cursos gratuitos de universidades latino-americanas
AIESEC: A oportunidade de estudar e trabalhar no exterior

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados