InícioIntercâmbioAIESEC oferece oportunidades de intercâmbio profissional no exterior

AIESEC oferece oportunidades de intercâmbio profissional no exterior

Redação do Estudar Fora - 06/07/2023
Comentários:

A AIESEC é um movimento universitário que surgiu na França em 1948 e que mescla a experiência de intercâmbio com uma oportunidade de trabalho — voluntário ou remunerado — para desenvolvimento de liderança. O diferencial da instituição é proporcionar essa oportunidade com preços bem inferiores aos cobrados por agências de intercâmbio tradicionais.

O grande objetivo da AIESEC é desenvolver potencial humano por meio do desenvolvimento de lideranças jovens

Presente em mais de 125 países, a AIESEC e é considerada a maior organização estudantil do mundo. No Brasil, possui mais de 50 escritórios, sendo que cada um é ligado a uma universidade ou faculdade. Os universitários são o público-alvo da iniciativa: para participar do movimento (e se candidatar a um intercâmbio), é preciso ter entre 18 e 30 anos de idade, estar cursando graduação ou pós-graduação ou ter se formado há 2 anos

Europa ou América do Norte: tudo sobre o intercâmbio nos dois continentes

Guilherme na despedida da empresa em que foi trainee pela AIESEC nas Filipinas

O estudante Guilherme na despedida da empresa em que foi trainee nas Filipinas

De acordo com a organização, o grande objetivo da AIESEC é desenvolver potencial humano por meio do desenvolvimento de lideranças jovens. Isso é feito através de seis valores: Demonstrar Integridade, Buscar a Excelência, Ativar liderança, Gostar de Participar, Viver a diversidade e Agir Sustentavelmente.

Programas de intercâmbio oferecidos

Carla na Colombia
A brasileira Carla durante seu intercâmbio na Colômbia

Existem três opções de programas na AIESEC. Em todos os casos, a busca de vagas, escolha do país e período de permanência é feita pelo estudante por meio de um portal e com o auxílio dos times dos escritórios locais. Antes de vincular o jovem à AIESEC, o escritório local faz uma reunião de alinhamento de expectativas com cada um.

Também é possível se vincular à AIESEC oferecendo suporte para o próprio movimento, que é inteiramente sustentado por voluntários, seja trabalhando em escritórios locais ou recebendo em sua casa um intercambista. Os programas oferecidos são:

Profissional Virtual

Essa modalidade da AIESEC é uma experiência profissional internacional com foco em liderança que pode ser realizada de modo remoto via internet. Os participantes podem receber uma bolsa-auxílio durante as atividades, vivem em um ambiente corporativo que permite desenvolvimento de habilidades profissionais e fazem conexões internacionais. A duração é de 6 a 26 semanas e, para participar, é necessário ter inglês avançado e experiência de trabalho na área que deseja atuar.

Talento Global

O programa Talento Global é uma oportunidade de experiência de intercâmbio profissional com foco em desenvolvimento de habilidades de liderança. Os participantes trabalham em uma empresa do exterior de 6 até 72 semanas. Nesse caso, podem se inscrever candidatos que sejam das áreas de Engenharias, Tecnologia da Informação, Administração, Finanças, Gestão, RH e Marketing. Para participar é necessário ter inglês avançado e experiência de trabalho na área que deseja atuar.

Professor Global

Nessa modalidade, os intercambiastes podem atuar em escolas ou instituições de ensino de 3 a 18 meses e receber uma bolsa-auxílio. Para se candidatar, assim como nos programas anteriores, é necessário ter inglês avançado e experiência de trabalho na área que deseja atuar.

Veja a seguir uma seção de perguntas e respostas sobre a AIESEC no Brasil:

Como faço para participar?

Os interessados em qualquer um dos programas devem fazer sua inscrição no site da AIESEC. A partir daí, o portal indica para os jovens os contatos do escritório local mais próximo, que trabalhará diretamente na busca pela experiência desejada.

No programa de trabalho remunerado, existem vagas para qualquer área?

Não. No programa Talento Global, as principais vagas são oferecidas nas áreas de gestão, marketing, tecnologia, engenharia e educação. Em geral, é necessário que o estudante tenha concluído 60% do curso universitário, fale inglês em nível avançado e possua alguma experiência profissional na área de interesse. Na área de educação, o candidato pode ter inglês ou espanhol básico, mas é indispensável que já tenha alguma experiência profissional, como aulas particulares ou trabalho voluntário.

Leia também: Intercâmbio profissional pela AIESEC: como foi trabalhar com marketing na Índia

Há algum tipo de processo seletivo?

Sim. A AIESEC coloca o jovem em contato com diferentes empresas (para o Talento Global e o Empreendedor Global) e organizações (para o Voluntário Global), que o entrevistam e fazem a sua seleção, em conjunto com o escritório local de destino. A palavra final é dessas entidades, que estão buscando jovens para as suas vagas.

Gabriela Favoreto no seu intercâmbio na Grécia
Gabriela Favoreto no seu intercâmbio na Grécia

Os intercâmbios são pagos?

Os estudantes têm que pagar uma taxa à organização, além de arcar com os gastos com passagens aéreas, vistos e a permanência no país durante o intercâmbio. Ainda assim, o valor é significativamente inferior a um programa de intercâmbio comum, comprado em agências de viagem.

Para os intercâmbios não-remunerados, há o programa Hospede um Intercambista, que oferece para as famílias locais a oportunidade de receber os nossos intercambistas em suas casas, pelo período em que eles estão realizando seus projetos, e é um auxílio para o jovem em termos de acomodação.

Esse programa também funciona no Brasil, ou seja, se você mora numa cidade onde acontece um projeto da AIESEC, você pode hospedar um dos nossos intercambistas na sua casa, ajudar com a experiência dele e também viver uma experiência incrível.

Por: Larissa Guimarães

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Artigos relacionados