Um projeto: Fundação Estudar

Graduação

O que você precisa saber para cursar uma graduação fora do Brasil

14.10.14

As tendências da área de marketing

As tendências da área de marketing

Está pensando em cursar marketing no exterior? Profissionais apontam quais são as áreas mais promissoras! Estudar Fora publica guia especial. Confira!

O que vai afetar o comportamento do consumidor nos próximos anos? Como o consumidor fará suas escolhas num mundo que a cada dia oferece mais opções? Como o comportamento do consumidor, que tem cada vez mais acesso às novas tecnologias, afetará o modo como as empresas produzem marketing? Essas perguntas são essenciais para quem pretende se envolver na área, sobretudo diante de um mercado dinâmico e crescente, como o Brasil.

Com o crescimento das redes sociais, não basta fazer um filme sobre determinado produto. É preciso estar antenado para entender o que os consumidores estão falando e desejando daquele produto

Aconsumer insight manager, Vanessa Sevilhano, que já passou por empresas como Kraft Foods, Positivo Informática e Phillip Morris, e o professor da pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e gerente de projetos da Woden Comunicação, Alexandre de Carvalho Gemmal, dão dicas sobre as áreas mais promissoras para quem deseja se especializar em marketing. Veja:

Marketing digital: área que busca fazer a gestão digital de marcas e produtos. Atualmente, os profissionais têm se preocupado muito com o advento das mídias digitais e as faculdades de marketing digital já são realidade. “Com o crescimento das redes sociais, não basta fazer um filme sobre determinado produto. É preciso estar antenado para entender o que os consumidores estão falando e desejando daquele produto”, afirma Vanessa.

Entretenimento: área em franco crescimento no Brasil, que busca divulgar marcas enquanto o consumidor está participando de momentos de lazer, como cinema, teatro, eventos musicais ou esportivos. O professor Gemmal esclarece que “as marcas já entendem que devem desenvolver este tipo de relacionamento com o consumidor, uma vez que ele (consumidor) escolheu participar daquele evento”. Por este motivo, as marcas têm condições de causar um impacto muito bom. Embora eventos de grande porte como a Copa do Mundo e as Olimpíadas tenham influenciado no crescimento deste mercado, a aposta é que a área continuará se desenvolvendo mesmo após 2016.

Shopper insight: diferentemente do que se faz em outras áreas, onde o consumidor é visto como um todo, o shopper insight olha os hábitos de consumo de um determinado grupo. “São responsáveis, dentre outras coisas, por ajudarem os supermercados na organização das gôndolas, de modo a colocar as marcas que desejam promover na chamada ‘área do olho'”, revela Vanessa.

Neuromarketing: é uma área bastante nova, que estuda a essência do comportamento do consumidor. Ao aliar marketing e ciência, é possível compreender a lógica de consumo, ou seja, entender quais são os desejos do consumidor, e o que o motiva e impulsiona no momento da tomada de decisão para a compra. “O ramo ainda é muito novo, mas está crecendo rápido e já existem vários estudos e cursos”, diz Gemmal. Os profissionais que trabalham com neuromarketing são consultores e, normalmente, não atuam em nenhuma empresa específica”.

Marketing analytics: esta área é a junção da matemática com marketing. Por isso, engenheiros, estatísticos e profissionais egressos do mercado financeiro são bons perfis para trabalhar neste segmento. “O profissional de marketing analytics é responsável por fazer modelagens matemáticas para entender o que vale mais a pena quando o objetivo é promover um determinado produto. É melhor comprar cinco dias numa determinada emissora de TV ou o ano inteiro em outra?”, explica Vanessa. “Esses profissionais não orientam apenas onde a sua mídia deve ser exposta; eles também ajudam a avaliar as promoções e a tomar as decisões mais precisas em marketing”, completa.

NA PRÁTICA – Explore mais sobre a área no site Na Prática, da Fundação Estudar, e saiba como é o dia-a-dia de profissionais que atuam em diferentes segmentos do marketing. Veja também depoimentos inspiradores, vagas em empresas e dicas! Por Carolina Campos _____________________________________________________________________

GUIA – O Estudar Fora publica reportagens especiais para auxiliar quem deseja estudar marketing, seja em um curso de graduação, de pós-graduação ou ainda algum curso rápido de especialização. Veja a seguir:

1. As possibilidades de carreira na área de marketing
2. As melhores escolas de MBA do mundo

 

Conecte-se ao Estudar Fora

http://promo.estudarfora.org.br/07de78d376d72cb1d7d3

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas