Um Projeto: Fundação Estudar
Estudantes em sala de aula de mestrado fora

Quer fazer mestrado fora do Brasil? Veja como se preparar!

Por Lecticia Maggi

Por Nathalia Bustamante

Mais do que custos, mais do que domínio da língua. O principal empecilho para que mais brasileiros estudem nas melhores universidades do mundo é a falta de informação. O processo de candidatura para mestrado no exterior, por exemplo, é trabalhoso, mas não impraticável. preparação para mestrado fora

“Acho interessante desmistificar um pouco o processo; mostrar que é possível, e que a gente tem o potencial de que mais brasileiros venham para Harvard”, explica José Fred Lyra Netto, ex-aluno do Mestrado em Políticas Públicas de Harvard. A cearense Larissa de Lima, aprovada para a graduação, MBA e mestrado em Harvard, resume: “A sua aplicação é a sua história, contada de três formas diferentes – pelas suas notas (…) suas cartas de recomendação e suas essays”.

Uma vez entendido como funciona o processo e quais são os requisitos, cada um elabora a sua estratégia de preparação para mestrado fora. Marcelo Cabral, bolsista da Fundação Estudar e mestrando do curso de Políticas Públicas na Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, separou blocos de tempo para cada um dos desafios. “E optei por ir do que considerava mais fácil para o mais difícil”, comenta ele.

Quer saber como funciona a candidatura para mestrado no exterior, ver exemplos de histórias e entender como brasileiros que tiveram sucesso se prepararam? Confira na playlist:

Leia também:
Alemanha possui mais de 800 programas de mestrado em inglês
Meu mestrado no Canadá: aproveitando o frio, os amigos e as bolsas!
Qual é a diferença entre PhD e Mestrado?

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo