Um projeto: Fundação Estudar

Intercâmbio

O que você precisa saber para ter uma experiência de estudos em outro país

06.07.16

Plataforma conecta “aprendiz” a atelier de arte para programa de férias

programa de férias

Programa “Vacation With An Artist” promete uma experiência de aprofundamento com artistas de referência em suas comunidades.

Que tal engajar-se em uma experiência diferente para as férias ou para um período sabático? Esta plataforma ajuda viajantes a se conectarem com artistas locais e “reservarem” horas no seu atelier para desenvolver habilidades manuais.

Trata-se do Vacation With An Artist, programa criado em 2014 pela designer e viajante Geetika Agrawal, que passava verões durante o período da faculdade trabalhando juntamente de artistas locais na Índia.

O programa não tem duração nem custo pré-estabelecido, podendo variar de alguns dias a semanas. Neste período, um grupo de até 3 pessoas participarão do dia-a-dia do estúdio de artistas que são tanto referências em sua arte como embaixadores da cultura local. No site, é possível navegar pelos perfis dos artistas “conveniados”, que vão de ceramistas na Eslovênia à caligrafia japonesa.

O trabalho, no fim, é auxiliar o artista nos seus projetos e manipulação dos materiais. E não é remunerado: além de pagar pela “conexão”, todos os custos de alojamento e alimentação são por conta do “estagiário” – a não ser que o acordo explicite o contrário.

Mesmo assim, o VAWAA se posiciona como uma forma alternativa de desenvolver habilidades manuais e corpóreas (sim: também há um módulo de dança e meditação) e explorar as cidades por uma outra perspectiva. O “estúdio” pode ser nas montanhas de Hanoi, no Vietnam, nas florestas da Eslovênia ou no centro de Montevidéo, no Uruguai – para citar apenas alguns dos exemplos.

Para participar, é necessário selecionar um artista na lista de conveniados, enviar uma solicitação de reserva que pode ir de 10 a 100 horas de treinemanto e, mediante confirmação do artista, pagar uma taxa online.

Com o projeto, Agrawal selecionou a dedo experiências criativas para satisfazer os mais variados “gostos”, conectando cultura e levando a muitos a mesma inspiração que teve nas suas férias com artistas no interior da Índia.

 

* Foto: Alfredo Genovese em seu estúdio de Filateado em Buenos Aires / Crédito: VAWAA

 

Leia também:
8 mestrados de graça (ou quase) no exterior na área de humanas
Concurso de design oferece viagem ao Peru e estágio na Alemanha
Entenda o que são e como funcionam os Liberal Arts Colleges dos EUA

 

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

estagiários da Microsoft comemorando
impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT