InícioGraduaçãoPara mais de 800 universidades dos EUA, o SAT agora é opcional

Para mais de 800 universidades dos EUA, o SAT agora é opcional

Lecticia Maggi - 09/12/2015
Comentários:

Apresentar notas das provas SAT ou ACT é fundamental no processo de candidatura (o application) a universidades norte-americanas. Ou pelos menos era. Agora, segundo o jornal “The New York Times”, mais de 850 universidades reformularam seus requisitos e vêem os testes como opcional.

De universidades conhecidas pelos centros de pesquisa às faculdades de artes liberais (as chamadas liberal arts colleges), o número de instituições que não consideram mais os testes essenciais cresce ano após ano. Entre as mais famosas estão Juilliard, New York University (NYU), Sarah Lawrence, Wesleyan, George Washington, Bryn Mawr e Ithaca College.

O que fazer quando o resultado do SAT não está a seu favor

Qualitativamente, pouco muda dentro do campus. É o que indica uma pesquisa de William C. Hiss, ex-reitor de admissions da Bates College, onde tais testes são opcionais desde 1984. Ao longo de quatro anos, ele analisou dados de 123 mil alunos de faculdades e universidades dos dois lados e viu pouca diferença, tanto na taxa de formados quanto na média ponderada dos estudantes. Ele também notou que a maioria dos alunos submete as notas mesmo quando não são obrigatórias.

De acordo com defensores da causa, um dos prós de tornar as notas opcionais é aumentar a diversidade no campus, especialmente quando se trata de alunos de meios desfavorecidos e sem acesso aos materiais ou aulas extras de preparação para tais provas. Thomas R. Rochon, presidente da Ithaca College, resume: “Alguns alunos têm muita dificuldade com os testes padronizados e suas notas não refletem suas habilidades”.

O processo de application em uma instituição onde os testes são facultativos, no entanto, pode passar por adaptações. É preciso checar em cada uma delas quais outros requisitos entram em seu lugar, como média mínima, certificados, bacharelados internacionais ou mesmo SAT Subject Tests, que são provas específicas em disciplinas como História e Biologia.

A lista completa de instituições acadêmicas americanas que não pedem SAT/ACT está disponível no site Fair Test.

*Na foto, campus da Bryn Mawr College / Crédito: divulgação

Leia também:
Entenda o que são e como funcionam os Liberal Arts Colleges dos EUA
O que fazer quando o resultado do SAT não está a seu favor
Conheça a New York University (NYU)
ACT ou SAT: Qual escolher?

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados