InícioPreparaçãoIdiomasOs melhores cursos e apps para aprender alemão online de graça

Os melhores cursos e apps para aprender alemão online de graça

Mariane Roccelo - 18/05/2023
Comentários:

Hallo! Pode parecer difícil, mas aprender alemão em casa e por conta própria não é impossível. Para brasileiros, o alemão não é uma língua tão próxima quanto o francês ou espanhol e nem é tão presente no nosso dia a dia quanto o inglês. Entretanto, para quem deseja começar a falar o idioma, há muitos materiais e aulas bastante completos na internet disponíveis para quem quer estudar de graça.

Quando falamos de cursos de idiomas gratuitos online, depois do inglês, o alemão provavelmente é a língua que mais oferece conteúdos disponibilizados na internet. O principal deles são os materiais oferecidos pela Deutsche Welle, empresa pública da alemanha que promove a cultura do país pelo mundo. A seguir, reunimos uma série de materiais que você pode utilizar em casa para estudar e começar a falar uma nova língua.

Sobre a língua alemã

O Alemão é uma língua germânica da mesma família que o inglês, o holandês, o africâner, o frísio e o iídiche. Essa é a língua oficial da Alemanha, Áustria, Suíça e Liechtenstein. Oficialmente, o idioma também é falado na província autônoma Tirol do Sul, localizada na Itália, e na comunidade Germanófona da Bélgica.

Leia também: De Harvard à Oxford: cursos gratuitos online

Para quem gosta de história, o idioma foi a língua nativa de filósofos, escritores, pesquisadores e músicos fundamentais para a cultura ocidental. Entre eles, estão Albert Einstein, Sigmund Freud, Karl Marx, Friederich Engels, Immanuel Kant, Walter Benjamin, Hannah Arendt, Beethoven, Bach, Mozart, Mahler, Goethe, Thomas Mann, Bertold Becht, Franz Kafka… a lista é longa!

O Alemão utiliza o mesmo alfabeto que falantes de português, o alfabeto latino. Assim, apesar de não ser uma língua tão parecida com as línguas latinas, ele é um idioma mais fácil de ser aprendido por brasileiros do que outras línguas que não utilizam o alfabeto latino.

Aprender idiomas em casa

Esse compilado integra nossa série Aprendendo Idiomas em Casa. Aqui, falaremos um pouco sobre a língua, como tirar certificado de proficiência em Francês e formas de estudar o idioma e se aperfeiçoar em casa. Outros textos da série já publicados são:

APRENDER ALEMÃO ONLINE DE GRAÇA

Materiais da Deutsche Welle

A plataforma de aulas de alemão da DW é muito rica. Os materiais são desenvolvidos e organizados para estudantes que realmente desejam aprender o idioma a fundo. As aulas e treinamentos são separados de acordo com os níveis de proficiência A1, A2, B1, B2 e C, utilizando o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas.

Cursos completos e gratuitos

Para iniciantes, somente o curso principal de alemão conta com mais de 300 aulas em vídeo e 14 mil exercícios, tudo de graça. Há dois cursos principais, no mais tradicional, acompanhamos a história de Harry, um inglês que não sabe falar alemão que, durante uma viagem com a namorada alemã em uma cidade pequena do país, toma um raio na cabeça e acaba entrando em um looping temporal onde é obrigado a reviver o mesmo dia de novo e de novo.

Recentemente, a plataforma também lançou um segundo curso principal onde acopanhamos um turista norte-americano visitando a Alemanha e passando por alguns apuros. Além dos cursos principais, a DW conta com muitas (mesmo) atividades extras para treinar o idioma: podcasts, um “treinador” de vocabulário, o “Deutschtrainer”, além de várias outras histórias curtas com inúmeras situações para melhorar o aprendizado: desde a história de Andreas, que possui uma companheira invisível, até a “Mission Berlin”, em que nos juntamos à Anna para salvar a cidade contra inimigos que desejam impedir a reunificação da Alemanha.

A dica do Estudar Fora para quem quer começar a aprender o alemão é iniciar os estudos pelo site da Deutsche Welle. Nenhuma outra plataforma possui tantos materiais tão completos e com qualidade tão alta quanto ele.

Outros cursos de alemão online

Além da DW, há outras plataformas que oferecem cursos gratuitos de alemão desde o nível inicial. Algumas delas estão escritas totalmente em alemão ou em inglês, mas, no geral, elas possuem design desenvolvido para quem está aprendendo.

Nível iniciante

Duolingo

Uma das maiores plataformas de ensino de idiomas gratuito do mundo com cerca de 500 milhões de alunos, o curso de alemão do Duolingo é um ótimo caminho para iniciantes na língua. As aulas começam do básico e são fáceis e práticas para quem está dando os primeiros passos em um novo idioma. Confira aqui como aprender idiomas com o Duolingo.

Free German Lessons

Para quem fala inglês, o site Free German Lessons oferece algumas aulas de nível A1 para quem está começando na língua. Entretanto, o conteúdo do site é limitado e ele serve apenas como uma plataforma para começar a estudar.

Níveis iniciante e intermediário

Goethe Institut

Para quem já sabe o básico de alemão, o Goethe Institut oferece o Deutsch Für Dich, que ensina a língua desde o nível A1. O site é escrito em alemão, por isso, para quem está começando, nos primeiros acessos é necessário navegar pela plataforma sem ficar preso à necessidade de entender tudo que aparece.

O Instituto Goethe também promove um clube de leitura em alemão, o Suzammenlesen, uma parceria com os institutos Goethe de Bogotá, Buenos Aires, Porto Alegre e São Paulo, e uma biblioteca digital que disponibiliza livros online.

Deutschlern

O Deutschlern é uma plataforma voltada para quem já possui um nível intermediário da língua. Nesse site, você encontra dicas de estudo para quem já consegue falar um pouco da língua.

Podcasts

Iniciante

DW Langsam Gesprochene Nachrichten 

Um dos podcasts da Deutsche Welle para quem está começando a aprender alemão, o Langsam Gesprochene Nachrichten é ótimo para se acostumar a escutar os sons do idioma. Nele, são apresentadas notícias faladas de forma pausada e clara

Die Nachrichten

Produzido pela revista alemã Spiegel, o podcast Die Nachrichten também foi criado para quem está aprendendo a língua e deseja se manter informado enquanto aprender!

Iniciante/Intermediário

Deutschguês

Um podcast para estudantes, o Deutschguês é apresentado por Raquel Menezes e é um ótimo programa para aprender dicas sobre a língua e cultura alemã com diversas dicas de filmes, livros e músicas.

Intermediário

Was jetzt

Criado pelo portal Zeit Online, o Was jetzt? é mais um podcast de notícias que apresenta os principais assuntos do dia em episódios que duram cerca de 10 minutos.

Crime de la Creme

Para quem gosta de histórias policiais, o Crime de la Creme apresenta casos de investigação famosos através de uma linguagem mais acessível para quem está no nível intermediário de alemão.

Avançado

Das Politikteil

Outro podcast criado pelo jornal Die Zeit, a proposta do Das Politikteil é falar sobre política alemã e mundial. Para estudantes de alemão, é uma oportunidade para ampliar significativamente o vocabulário e se aproximar ainda mais da escuta do idioma.

5 podcasts em alemão para treinar o idioma

Filmes e Séries

A Onda (Die Welle) – 2008

Conta a histório do professor Reiner e sua sala com estudantes de ensino médio. Durante as aulas sobre Estado Autocrático, o professor e a turma iniciam um experimento que acaba saindo do controle.

O filme ganhou diversos prêmios internacionais e aborda temas complexos a partir da visão da educação.

Corra, Lola, corra! (Lola rennt) – 1998

Lola, a namorada de um gângster, tem 20 minutos para levar uma quantia de dinheiro para tentar salvar a vida do namorado. Para isso, ela precisa atravessar a cidade e tirar do caminho freiras, moradores e rua e todo o tipo de atraso.

A Vida dos Outros (Das Leben der Anderen) – 2006

Um funcionário do Governo da Alemanha Oriental é designado para espionar a vida de um casal de artistas, uma atriz e um dramaturgo. O filme fala sobre alteridade, história, política entre outras coisas. A obra conta um retrato da história da Alemanha oriental antes da queda do muro de Berlim.

Biohackers (Biohackers) – 2020

A série da Netflix conta a história de uma caloura no primeiro ano de universidade que ingressa em uma aula com uma professora muito prestigiada. Entretanto, com o passar do tempo, ela descobre coisas estranhas sobre as pesquisas da professora e seus monitores.

Youtube

Deutsch lernen mit der DW

O canal da Deutsche Welle com muitos (muitos mesmos) vídeos com aulas de alemão para todos os níveis de estudantes.

Em português:

COMO ESTUDAR NA ALEMANHA | Estudar Fora e Guia do Estudante

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados