InícioColunistasMeu mestrado em Columbia

Meu mestrado em Columbia

Giana Andonini - 31/10/2013
Comentários:

Oi, Pessoal!

Sou Tonia Casarin, bolsista da Fundação Lemann e estou fazendo mestrado aqui na Universidade de Columbia, em Nova York. Sempre foi um sonho meu estudar fora do Brasil, por saber que poderia estar em contato com o que há de melhor em termos de conhecimento no mundo.

Como minha família nunca teve muitos recursos, tive bolsa desde a escola até a faculdade e agora, no meu mestrado. Ainda que o sonho parecesse distante, sempre mantive meu direcionamento.

Em 2011, decidi que eu estava pronta para morar em outro país. Sim, você tem que estar pronto para fazer isso. Já tinha trabalhado 10 anos e acumulado certa experiência no setor público e privado. Agora, era a hora de investir mais nos meus estudos. Não sabia qual o curso nem tampouco a faculdade que eu ia escolher, mas sabia que a possibilidade de bolsa era um fator determinante, ainda que eu tivesse economizado dinheiro desde que comecei a trabalhar para isso.

Leia mais:
– Por que fazer uma pós em Educação?
– Inscrições abertas para pós-graduação no exterior com bolsa
– Palestra com a Universidade de Columbia
– Como se preparar para entrar numa pós em Educação no exterior 

Como coach, comecei pesquisando mestrados na área de desenvolvimento humano e de competências sociais e emocionais. E essa é a parte mais gostosa de todo o processo: ir nos sites das melhores faculdades do mundo e futucar. Clicar em todos os links possíveis, colocar no Google o ranking das melhores faculdades na sua área de interesse, olhar quem são os professores mais feras na área, entender as possibilidades de pesquisa e o interesse de cada universidade. Nessa hora o sonho começa a se tangibilizar! Use isso para a hora que a cabeça cansar de tanto estudar. Essa pesquisa é parte fundamental do processo e ajuda a dar um descanso na mente! Para desestressar… eu também corria!

Ah, é importante você dividir essa meta com seus familiares e amigos mais próximos. Eles vão entender que você vai tomar decisões de não estar presente em alguns eventos pois você está focado. Tenha certeza: eles ficarão orgulhosos de você em breve!

Aqui vai o meu primeiro vídeo:

Até mais!

_____________________________________________________________________

toniaTonia Casarin é aluna do Master In Education (Mestrado em Educação) na Universidade de Columbia, como bolsista da Fundação Lemann. É formada em Administração pela PUC-Rio e sempre sonhou em estudar melhores práticas de educação fora do país. Já trabalhou no setor privado, no setor público e em consultoria. É sócia do site de crowdfunding voltado para educação O Formigueiro (oformigueiro.org) e é dona da Coaching1 que faz coaching de carreira. É apaixonada pela potencialização profissional de jovens para que alcancem seus objetivos de vida. Ama correr e sua próxima meta é completar uma maratona em menos de 4 horas!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados