InícioPós-GraduaçãoMestrado ou MBA? Entenda as diferenças e saiba como decidir

Mestrado ou MBA? Entenda as diferenças e saiba como decidir

Nathalia Bustamante - 25/10/2016
Comentários:

Por Access MBA

Mesmo uma boa educação sempre pode ser melhor. Hoje em dia, recrutadores demandam mais e melhores qualificações, o que faz com que seja difícil impressionar com apenas uma graduação no currículo. Em outras palavras, qualquer um que queira aumentar sua empregabilidade deve considerar ir atrás de uma pós-graduação. A dúvida, porém, permanece: fazer mestrado ou MBA? A resposta é mais simples do que parece. Se você estabelecer objetivos claros e fizer uma escolha bem informada, o resultado será positivo de uma forma ou de outra.

Diferentes Planos de Carreira

Se o seu objetivo final é afiar suas habilidades de negócios e garantir uma posição de liderança no futuro, o caminho para você é um MBA. Trata-se de uma pós-graduação voltada a estudantes que desejam dominar o estudo de negócios. O MBA ainda é considerado uma das mais prestigiadas e procuradas pós-graduações do mundo e, em muitos casos, pode ser pré-requisito para posições executivas ou de liderança. Possuir um diploma de MBA transforma carreiras, podendo tanto ajudar a transitar entre indústrias como se encaminhar para outra direção profissional completamente diferente, além de ser um passo importante na caminhada para a liderança.

Se, por outro lado, você pretende adquirir conhecimentos avançados em determinado campo e administração/gestão de negócios não estão nos seus planos, o melhor caminho é um Mestrado. Ele oferece conhecimentos avançados no campo da sua escolha (e há diversos campos para escolher), bem como um alto nível de habilidades e técnicas associadas à área em questão e outras habilidades profissionais adquiridas através de pesquisas e estudos independentes. Os mestrados não ensinam gestão – ao invés disso, são voltados a ajudá-lo a dar um impulso na carreira, na trajetória que você escolheu. Um diploma de mestrado vai torna-lo elegível a um grande número de posições de entrada mais vantajosas financeiramente, bem como abrirá um leque maior de opções de encarreiramento.

A grade curricular de um mestrado cobre essencialmente hard skills (…) Um MBA, por outro lado, vai lhe ferramentar com soft skills – liderança, comunicação, visão sistêmica da organização

Idade e experiência de trabalho podem ser determinantes

Candidatos a programas de mestrado são, geralmente, recém-formados da graduação, por volta de 20 anos, com pouca experiência profissional. Seu desejo principal é desenvolver determinadas habilidades antes de iniciar sua trajetória profissional. Na maior parte dos casos, programas de Mestrado no exterior são desenhados como uma continuação natural da graduação. Portanto, os requisitos básicos para um programa de mestrado geralmente estão mais voltados ao seu background acadêmico do que a experiência prática.

Já candidatos ao MBA são em grande parte profissionais que querem subir em suas empresas ou mudar de carreira sem precisar começar do zero. A grade curricular de um mestrado cobre essencialmente hard skills. Se você optar por um Mestrado em Finanças, por exemplo, o foco será análise e relatório financeiro, contabilidade e etc. Um MBA, por outro lado, vai lhe ferramentar com soft skills – liderança, comunicação, visão sistêmica da organização – que lhe trarão destaque no mercado de trabalho. Além disso, a grade curricular do MBA é baseada em muito trabalho em grupo, discussões e projetos realizados em equipe – que exigem alguma experiência profissional prévia.

O local importa?

Ao contrário do que se acredita, mestrados são mais restritos regionalmente que MBAs. A localização geográfica da Universidade pode ser um fator determinante para os estudantes, especialmente no que diz respeito a empregabilidade. Para programas que tenham uma experiência prática – como um estágio curricular – a geografia pode ser ainda mais importante, pois as relações de mentoria criadas podem levar a oportunidades de trabalho futuras.

Para diversos MBAs, por outro lado, a localização inicial do programa já não importa. O INSEAD, por exemplo, tem seu programa de MBA dividido entre França e Singapura e figura entre os 5 melhores do mundo. Pejay Belland, diretor de admissões da instituição, afirmou que “a localização inicial já não importa, já que a possibilidade de estudar em diversos campus permite mais oportunidades de networking, e exposição a diferentes perspectivas sobre a economia mundial, bem como adoção de diferentes práticas de negócios”.

A natureza global das grandes empresas e o crescimento dos mercados emergentes contribuiu para que escolas como o INSEAD se preocupasse em realizar MBAs em localizações múltiplas, enquanto muitas outras estabeleceram campus em países da Ásia e da América Latina.

Colocando na Balança

Voltando ao início, a escolha por um MBA ou Mestrado é um dilema que pode ser facilmente resolvido se você tem clareza sobre os objetivos que definiu. Se você é recém formado e está procurando aumentar o seu conhecimento em determinada área, desenvolver habilidades profissionais na sua área de interesse e aumentar sua empregabilidade, então os mestrados são uma boa ideia. Se, por outro lado, você tem alguma experiência profissional e quer subir para uma posição de liderança em nível internacional, criar uma empresa ou mudar de área, então o MBA é a melhor opção.

 

Está interessado em um MBA ou Mestrado?

As feiras Access MBA e Access Masters encurtam as distâncias entre profissionais e programas de pós-graduação ao redor do mundo, através de atendimento personalizado entre candidatos potenciais e diretores da admissões das melhores universidades.

O Access MBA e Masters Tour vai retornar a São Paulo com algumas das melhores universidades da Europa, Ásia e América do Norte, no dia 29 de outubro, no Hotel InterContinental. A participação é gratuita. Porém, as vagas são limitadas e é preciso fazer inscrições com antecedência através do site.

Se você é um profissional ou executivo, inscreva-se para o Access MBA event, que acontecerá entre 9h30 e 15h.
Se você é um estudante ou recém-graduado, inscreva-se para o Access Masters Event, que acontecerá no mesmo local entre 15h30 e 20h.

 

Este artigo foi produzido pelo Advent Group e foi originalmente publicado, em inglês, no Access Masters Guide 2015-2016.

 

Foto: MBA graduates HEC Paris

 

Leia também:
Mestrado sem GRE e MBA sem GMAT? Sim, é possível!
Especialização, MBA ou mestrado acadêmico: o que fazer?
MBA + Mestrado: vale a pena optar por um duplo diploma?

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados