//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de Estudo5 dicas essenciais para quem vai se candidatar às bolsas Chevening

5 dicas essenciais para quem vai se candidatar às bolsas Chevening

Nathalia Bustamante - 23/10/2016
Comentários:

A menos de três semanas do final das inscrições, não é tarde demais para começar a sua candidatura ao Programa Chevening, que oferece bolsas de estudos no Reino Unido para alunos de pós-graduação no país. O prazo final para o envio de inscrições é 8 de novembro.

O programa abrange praticamente todas as áreas do conhecimento. Confira a lista de instituições parceiras do Chevening para o Brasil e tire suas dúvidas sobre o processo de candidatura.

A primeira fase do processo seletivo consiste na avaliação de documentação básica e apresentação das cartas de recomendação. Na segunda fase, que tem início a partir de fevereiro de 2017, os candidatos selecionados serão convidados para uma entrevista em inglês na Embaixada ou em consulados britânicos.

Seja para quem está avançado no processo ou quem ainda vai correr para arranjar a documentação a tempo, algumas dicas da bolsista Olga, que foi selecionada para a edição 2016 do programa, podem tornar a sua candidatura mais competitiva:

#1 Começar a se preparar pela candidatura nas universidades pode ser uma boa opção. Tente escolher mais de três, se possível, pois isso aumenta a chance de você ser aceito. A escolha bem planejada das instituições de ensino é muito importante para a qualidade da inscrição do Chevening.

#2 Prepare um bom texto para a inscrição online e o revise várias vezes.

#3 Pratique bastante o inglês. Isto vai ser importante tanto para um bom resultado na prova de proficiência quanto para a entrevista da segunda fase.

#4  Selecione bem quem você irá pedir uma carta de recomendação. Sua referência deve ser uma pessoa que te conhece bem e que possa comentar sobre a sua adequação geral para receber um prêmio Chevening. Suas referências podem ser contatos profissionais ou acadêmicos – mas não podem ser amigos pessoais e nem parentes!

#5 É um processo longo e burocrático. Durou quase um ano, mas de fato é a melhor coisa que eu fiz na vida.

 

Confira o passo a passo para se candidatar a uma pós-graduação no Reino Unido:


Sobre as Bolsas Chevening

As Bolsas Chevening são concedidas desde 1983 pelo governo britânico a estudantes de mais de 160 países, dentre eles o Brasil. O bolsista recebe passagens de ida e volta, apoio financeiro para a estadia no Reino Unido e custeio do curso escolhido.

 

Leia também:
Ciência Sem Fronteiras só dará bolsas para universidades renomadas
As principais bolsas de estudos para mulheres
British Council realiza feira com as melhores opções de estudo do Reino Unido

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados