InícioBolsas de EstudoMestrado na França: Univesité Paris-Saclay tem bolsas de mais de 10.000€

Mestrado na França: Univesité Paris-Saclay tem bolsas de mais de 10.000€

Gustavo Sumares - 07/03/2024
Comentários:

O prazo para para participar do edital de 2024/2025 da Université Paris-Saclay para o programa de bolsas internacionais de mestrado está com inscrições abertas. As oportunidades de mestrado na França oferecidas pela universidade localizada em Paris têm duração de um ou dois anos e contemplam todas as áreas de conhecimento. As inscrições vão até o dia 3 de maio, mas é preciso de candidatar ao curso desejado até o dia 24 de março.

Os bolsistas selecionados pelo programa receberão uma bolsa de 10.000 euros por ano. Ela é paga pela própria universidade ao longo de dez meses, de setembro até junho. O valor é suficiente para pagar as mensalidades do curso e para ajudar com o custo de vida. Além disso, os bolsistas têm direito a uma ajuda de custo de até 1.000 euros para despesas com passagem e visto, de acordo com as suas necessidades.

Leia mais: Tudo o que você precisa saber para estudar na França

Fundada em dezembro de 2014, a Université de Paris-Saclay é composta por 19 instituições, incluindo universidades, grand écoles e órgãos de pesquisa. São oferecidos diversos cursos em francês e também em inglês; consulte no site as formações disponíveis. A candidatura pode ser feita online, e mais informações sobre benefícios e procedimentos podem ser lidas no edital.

Como se candidatar às bolsas para mestrado na França

Para se candidatar à bolsa de mestrado na França, é necessário já ter sido aprovado em algum programa de mestrado vinculado às seguintes instituições da Université Paris-Saclay: AgroParisTech, CentraleSupelec, ENS Paris-Saclay, INSTN-CEA, IOGS, Université d’Evry Val d’Essonne (UEVE), Université Paris-Sud ou Université Versailles St-Quentin (UVSQ).

Cada programa tem requisitos e critérios de seleção específicos. No entanto, em todos os casos a candidatura a eles é feita pela internet, e envolve o preenchimento de um CV online, o envio de duas cartas de recomendação e o upload de certificados de proficiência em inglês ou francês. Somente os alunos que receberem um e-mail da universidade convidando-os a se inscrever para a bolsa poderão se inscrever.

Leia mais: Como se candidatar para estudar na França?

Não são elegíveis para a bolsa estudantes que estão ou já estiveram matriculados em uma instituição francesa (exceto as instituições francesas fora da França), estudantes que interromperam seus estudos por mais de três anos consecutivos, e estudantes que já recebam bolsas de mais de 650 euros por mês. Mais detalhes podem ser vistos aqui.

Os estudantes que se encaixarem nesses critérios serão convidados por e-mail para completar um dossiê de candidatura à bolsa. Serão considerados, no processo seletivo, a excelência acadêmica e os projetos pessoais de cada candidato. As inscrições para a bolsa vão até o dia 3 de maio, mas as cartas de recomendação podem ser enviadas até o dia 7 do mesmo mês.

Leia também: as melhores bolsas com inscrições abertas!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados