InícioBolsas de EstudoMestrado na Bélgica: inscrições abertas para bolsas do governo

Mestrado na Bélgica: inscrições abertas para bolsas do governo

Gustavo Sumares - 01/02/2024
Comentários:

O governo de Flandres (uma região da Bélgica) está com inscrições abertas para o programa Master Mind Scholarships. O programa oferece bolsas de estudo a estudantes de qualquer nacionalidade, que tenham concluído o ensino superior em uma universidade fora da região de Flandres e que queiram fazer mestrado na Bélgica. As inscrições vão até 28 de abril.

O valor máximo da bolsa é de 10 mil euros por ano acadêmico, além de 1.500 euros para custos de realocação. Desse valor, a instituição de ensino superior na qual o estudante fará o mestrado pode solicitar uma tuition fee anual de valor inicial de 131,50 euros. Nos anos seguintes, essa taxa anual pode aumentar um pouco, segundo o edital do programa.

Leia mais: Quanto custa estudar nas melhores universidades do mundo?

A bolsa contempla apenas as universidades localizadas em Flandres. São, no total, 12 opções, incluindo cinco universidades (University of Leuven, University of Antwerp, Ghent University, Hasselt University e Vrije Universiteit Brussel), além de sete outras faculdades com oferta de cursos mais específicos. A lista completa pode ser visualizada no site do programa de bolsas.

Como se inscrever às bolsas de mestrado na Bélgica

Para se candidatar à bolsa, os alunos deverão demostrar conhecimento de inglês (mínimo de 90 pontos no TOEFL ou nota 6,5 no IELTS). É necessário também que a média do seu histórico acadêmico seja de pelo menos 3.5 pontos, entre 4 pontos possíveis. Mais informações sobre os pré-requisitos para se inscrever podem ser vistas nesta página.

Também será preciso fazer upload de uma foto recente, páginas do passaporte, do diploma e do histórico escolar em francês, inglês ou holandês. Se o diploma e o histórico do candidato estiverem em outra língua, será necessário providenciar traduções. O candidato ainda deverá enviar uma carta de motivação, em inglês, e duas cartas de recomendação (também em inglês) da professores universitários.

Leia mais: O que define um bom desempenho acadêmico para as universidades?

Para ver mais informações sobre o processo de candidatura, confira esta página. As inscrições ficam abertas até o dia 28 de abril, mas é preciso se candidatar na universidade escolhida antes do período. Você pode conferir aqui o prazo final de inscrição de cada instituição. O processo de seleção acontecerá em maio, e o anúncio dos estudantes selecionados em junho. O programa terá início em setembro de 2024.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados