Um projeto: Fundação Estudar

Graduação

O que você precisa saber para cursar uma graduação fora do Brasil

25.02.16

Mapa mostra cursos em inglês nas 1.000 melhores universidades do mundo

Mapa mostra cursos em inglês nas 1.000 melhores universidades do mundo

Ferramenta compilou todos os programas de graduação e mestrado ensinados em inglês nas melhores universidades do mundo. Confira!

Há duas perguntas fundamentais que todo mundo que planeja estudar no exterior deve se fazer: “onde eu gostaria de estudar?” e “em qual língua gostaria de estudar?”.

Se a resposta para a segunda pergunta for “inglês”, então a busca pela localização acabou de ficar muito mais fácil. Uma nova ferramenta interativa compilada pelo StudyPortals mapeaou a localização de todos os programas de graduação e mestrado em inglês nas 1000 melhores universidades do mundo.

Estão apontados no mapa a seguir mais de 70 mil programas de graduação e mestrado, abordando mais de 200 disciplinas e subdisciplinas em 700 cidades ao redor do mundo.

Edwin van Rest, presidente do StudyPortals, afirmou: “Escolher um programa de estudos sem saber suas opções é como comprar uma casa e só olhar no seu quarteirão para tomar a decisão. Nós queremos garantir que estudantes façam a melhor escolha e sigam seu sonho de estudar no exterior.”

Por motivos óbvios, a maior concentração dos programas é nos Estados Unidos, no Reino Unido e, em menor parte, no sul do Canadá, Austrália e Nova Zelândia. A costa leste dos Estados Unidos tem uma densidade muito maior de universidades bem ranqueadas que o resto do país, mas a Kent State University, em Ohio, é a universidade com o maior número de programas: são 541 no total.

Fica claro pelo mapa que, mesmo fora do Reino Unido, a Europa ocidental oferece um número significativo de cursos ensinados em inglês – boa parte deles na Holanda e Alemanha. Juntos, estes dois países oferecem quase 2 mil programas no idioma.

A Universidade de Leiden, na Holanda – que está no top 20 para Artes e Humanidades pelo ranking da Times Higher Education – tem o maior número de cursos em inglês entre todas as instituições europeias fora do Reino Unido: são 220.

Do outro lado do mundo, programas em inglês podem ser encontrados dispersos pela Ásia, com um número relevante na Coréia do Sul, Hong Kong, Malásia e Singapura. A China tem o maior número de universidades asiáticas com ao menos um programa em inglês – são 45 instituições oferecendo 419 opções de cursos no total. Em segundo lugar vem Taiwan, onde 20 universidades oferecem 216 programas diferentes.

No site do StudyPortals, é possível “filtrar” as visualizações apenas para as universidades com determinada colocação no World University Ranking.

No Brasil, são oferecidos apenas 9 programas em inglês – todos eles na Universidade de São Paulo (USP).

Veja a matéria original da Times Higher Education aqui (em inglês).

Leia também:
Inscrições abertas para mestrado gratuito e em inglês na Alemanha
Curso online e gratuito sobre escrita acadêmica em inglês
Como é estudar na Holanda? Brasileiras contam sua experiência

Conecte-se ao Estudar Fora

http://promo.estudarfora.org.br/07de78d376d72cb1d7d3

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas