//username of moderater
Fundação Estudar
InícioOutrosJovem é aprovado em 4 universidades dos EUA, além de USP, Unicamp...

Jovem é aprovado em 4 universidades dos EUA, além de USP, Unicamp e ITA

Lecticia Maggi - 26/06/2014
Comentários:

Aos 9 anos, o paulistano Luís Fernando Valle conquistou sua primeira medalha em uma olimpíada científica. Hoje, aos 17 anos, coleciona 36 prêmios em competições nacionais e internacionais em áreas como física, robótica e astronomia. Já esteve na Colômbia, Grécia e até República Dominicana representando o Brasil.

 Quanto mais estudava, mais me interessava. Quando percebi, já estava aprendendo astrofísica, eletromagnetismo e mecânica quântica

“Nessas competições tive contato com conteúdos das mais diferentes áreas das ciências em nível bem mais profundo do que teria cursando só o ensino médio. E quanto mais estudava, mais me interessava. Quando percebi, já estava aprendendo astrofísica, eletromagnetismo e mecânica quântica”, conta. “E não pela possibilidade de ganhar medalhas, mas de compreender o mundo à minha volta”.

O esforço de Luís para “compreender o mundo” rendeu-lhe conquistas bem palpáveis: ele foi aprovado em alguns dos mais — se não os mais — difíceis vestibulares do Brasil. São eles: Instituto Militar de Engenharia (IME), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Qual destas instituições ele escolheu? Nenhuma.

luis 9

Luís foi admitido também em quatro universidades norte-americanas (New York, Yale, Cornell e Columbia), sendo as três últimas pertencentes à Ivy League, um grupo formado pelas oito universidades mas prestigiadas dos Estados Unidos. “O processo de application é trabalhoso e exigiu muita dedicação por um longo período. Mas quando os resultados saíram foi muita felicidade, fiquei em êxtase por quase duas semanas”, diz, aos risos, sem esconder o orgulho.

Sonho em fazer alguma descoberta importante, que contribua com o mundo. E quero dar aulas para passar esse conhecimento adiante

O adolescente pretende estudar física em Yale. Mas, para isso, busca apoio para arcar com a alta mensalidade da universidade. Mesmo com uma bolsa de estudos parcial, sua família não tem condições de custear o restante da anuidade. Luís é um dos 17 participantes do Crowdfunding Estudar Fora, uma parceria da Fundação Estudar com o site Benfeitoria para ajudar jovens de alto potencial a estudar nas melhores universidades. Assista ao vídeo dele e participe!

“Quero aprender com os melhores professores do mundo para um dia ser capaz de realizar a minha pópria pesquisa científica. Sei que a ciência avança lentamente, mas sonho em fazer alguma descoberta importante, que contribua com o mundo. E quero dar aulas para passar esse conhecimento adiante”, planeja.

Conheça os outros participantes do Crowdfunding Estudar Fora:

Andréia Sales rumo ao espaço
Aprovado em 8 universidades dos EUA, estudante sonha em fundar faculdade
Danilo Herrera: em Middlebury College para mudar o cinema brasileiro
Estudante do interior de SP é disputado por cinco universidades dos EUA
Larissa Gama: equitação, ballet e aprovações em 4 universidades dos EUA
Larissa Guimarães: rumo à Columbia para unir jornalismo e literatura
Luiz Fernando, ex-aluno da rede pública, vai cursar engenharia nos EUA
Matheus Mansour: um jovem cientista rumo à graduação na Finlândia
Renan Kuntz: da rede pública para a Universidade de Tulsa, nos EUA
Estudante ‘especialista’ em ONU vai para a universidade de Bill Clinton
Estudante que programa desde os 11 anos vai estudar em Columbia
Pedro Paulo: 1º lugar em medicina e aprovações em 4 universidades dos EUA

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados