InícioOutrosPedro Paulo: 1º lugar em medicina e aprovações em 4 universidades dos...

Pedro Paulo: 1º lugar em medicina e aprovações em 4 universidades dos EUA

Lecticia Maggi - 21/06/2014
Comentários:

O estudante carioca Pedro Paulo de Freitas, de 19 anos, pode ser considerado um jovem prodígio. Ex-aluno do Coléio Militar do Rio de Janeiro, ele foi aprovado para o curso de medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)— a carreira com a maior nota de corte no Enem 2013 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) — e obteve o 1º lugar entre os aprovados em medicina na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. Possui ainda 16 prêmios em olimpíadas do conhecimento, em áreas que vão de astronomia a oceanografia. Os feitos do estudante, no entanto, vão muito além de terras tupiniquins.

Assista ao vídeo do Pedro Paulo e contribua!

Pedro foi aprovado por quatro universidades norte-americanas, incluindo Brown — instituição pertencente à Ivy League, grupo que reúne as oito universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos. Brown possui um currículo inovador, que permite ao aluno cursar disciplinas de diferentes áreas do conhecimento durante a graduação. “Pretendo combinar meus estudos em economia e educação, mas também quero cursar matérias de ciência da computação, línguas e relações internacionais”, afirma. “Gosto de muitas áreas”, brinca o estudante, que, no Brasil, além de medicina, também foi aprovado no curso de engenharia de produção.

pedro e amiga

Com tantas opções — e aprovações — Pedro só tem uma certeza: como economista e educador, quer contribuir para melhorar a educação dos outros. “Sempre achei que a educação é uma maneira de mudar a vida das pessoas. É a única coisa que depende exclusivamente delas”, diz.

A educação está fazendo a diferença na minha vida e, acredito que quem quer mudar de vida e utiliza a educação para isso, consegue

Pedro já foi monitor voluntário de matemática em escolas da rede pública, além de organizar campanhas para arrecadações de livros para abrigos e orfanatos. “Por meio da partipação nessas atividades, descobri que era capaz de gerar mudanças e causar impacto na sociedade. Quando você lê um livro para uma criança que nunca teve contato com isso, por exemplo, está mostrando a ela novos caminhos”, afirma.  “A educação está fazendo a diferença na minha vida e, acredito que quem quer mudar de vida e utiliza a educação para isso, consegue”.

Para ajudar a melhorar a educação dos outros, Pedro precisa primeiro de apoio para os seus próprios estudos. Mesmo com uma boa bolsa da Universidade Brown, ele ainda necessita de ajuda para arcar com os custos da instituição. Ele é um dos 17 participantes do Crowdfunding Estudar Fora, uma parceria da Fundação Estudar com o site Benfeitoria para ajudar jovens de alto potencial a estudar nas melhores universidades do mundo. Assista ao vídeo dele e contribua!

Pedro paulo

Conheça os outros participantes do Crowdfunding Estudar Fora:

Andréia Sales rumo ao espaço
Aprovado em 8 universidades dos EUA, estudante sonha em fundar faculdade
Danilo Herrera: em Middlebury College para mudar o cinema brasileiro
Estudante do interior de SP é disputado por cinco universidades dos EUA
Larissa Gama: equitação, ballet e aprovações em 4 universidades dos EUA
Larissa Guimarães: rumo à Columbia para unir jornalismo e literatura
Luiz Fernando, ex-aluno da rede pública, vai cursar engenharia nos EUA
Matheus Mansour: um jovem cientista rumo à graduação na Finlândia
Renan Kuntz: da rede pública para a Universidade de Tulsa, nos EUA
Estudante ‘especialista’ em ONU vai para a universidade de Bill Clinton
Estudante que programa desde os 11 anos vai estudar em Columbia


O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados