//username of moderater
Fundação Estudar
InícioUniversidadesUniversidade de Berkeley tem centro de pesquisa dedicado a estudar a felicidade

Universidade de Berkeley tem centro de pesquisa dedicado a estudar a felicidade

Marcela Marcos - 23/11/2023
Comentários:

Transformar pesquisas de ponta em recursos práticos para felicidade, compaixão e uma vida significativa pode até parecer algo distante da realidade, mas já acontece – e em uma das instituições mais renomadas do mundo! A University of California Berkeley (UC Berkeley), referência em engenharia e inovação, tem um centro de pesquisa sobre a felicidade dedicado a estudar temas como bem-estar, altruísmo e paz.

Trata-se do Greater Good Science Center, que oferece uma ponte entre a comunidade de pesquisa e o público em geral. A seguir, saiba mais sobre o que é e como funciona este centro de estudos!

História do GGSC da UC Berkeley

Fundado em 2001, o Greater Good Science Center da UC Berkeley surgiu a partir da inspiração de Thomas e Ruth Ann Hornaday, ex-alunos da universidade. Eles tinham como lema a seguinte frase: “você não pode ter instituições pacíficas sem pessoas pacíficas”. Com isso, tiveram a ideia de criar um centro de pesquisa interdisciplinar que promovesse a ciência da paz interior e interpessoal. 

Curso mais popular de Yale “ensina felicidade” – e está disponível online

Eles encontraram sinergia entre seus interesses e a pesquisa dos psicólogos da UC Berkeley Dacher Keltner, Philip e Carolyn Cowan e Stephen Hinshaw. Juntos, deram origem a uma organização que não apenas patrocinaria pesquisas acadêmicas, mas também divulgaria os estudos para pais, professores e outros profissionais, ajudando-os a aplicar descobertas científicas em suas vidas pessoais e profissionais. Os Hornadays fizeram uma doação inicial para estabelecer o Greater Good Science Center da UC Berkeley, seu programa de bolsas e uma série de eventos públicos.

Em 2004, foi publicada a primeira edição da revista Greater Good. Depois disso, a equipe do GGSC fortaleceu suas iniciativas online e, em 2014, lançou o curso virtual “Ciência da Felicidade”, que recebeu mais de 125 mil matrículas só na primeira edição. Já em 2018, foi lançado um podcast homônimo.

Resultados esperados pelo centro de pesquisa sobre a felicidade

A ideia do GGSC é “estar na vanguarda de um novo movimento científico para explorar as raízes de indivíduos felizes e compassivos, fortes laços sociais e comportamento altruísta”. O centro de pesquisa acredita que tal movimento leva a uma vida significativa.

Embora o trabalho se baseie na pesquisa psicológica, o escopo da pesquisa é mais amplo que o individual. Diante disso, o Greater Good Science Center quer alcançar os seguintes resultado a longo prazo e em larga escala:

  • Mudança na sabedoria convencional sobre a natureza humana, para que o público veja a bondade e a compaixão como não menos “naturais” para os humanos do que o egoísmo e a agressão
  •  Maior conscientização sobre as chaves para o bem-estar social e emocional, incluindo os fatores mais propensos a levar as pessoas a agir de acordo com seus instintos de bondade e compaixão
  •  Maior demanda por programas que promovam o bem-estar socioemocional de seus participantes, impulsionada pela maior conscientização sobre os benefícios baseados em pesquisas desses programas
  •  Compreensão mais profunda dentro das instituições educacionais de como – e por que – apoiar o desenvolvimento socioemocional, nutrindo uma nova geração mais bem equipada para lidar com conflitos, lidar com o estresse e ampliar seus círculos de bondade e compaixão

Público do Greater Good Science Center

O departamento que estuda a felicidade na UC Berkeley atende a educadores, com o objetivo de torna-los mais atenciosos para os alunos. O desenvolvimento das competências dos professores participantes ocorre com uma variedade de métodos para ajuda-los a entender a ciência por trás do aprendizado socioemocional.

Estudar fora pode ajudar a encontrar o seu propósito de vida

Por isso, o GGSC oferece um recurso online e gratuito: o Greater Good Education. A ideia é que os profissionais da educação sejam capazes de aplicar os conhecimentos em sala de aula.

O público do centro de pesquisa sobre a felicidade também é composto por profissionais da saúde, famílias de crianças em idade escolar, empresas ou organizações sem fins lucrativos (interessadas em proporcionar bem-estar emocional no local de trabalho) e pesquisadores.

No caso dos estudantes, em geral o financiamento oferecido pelo Greater Good Science Center é destinado a alunos da UC Berkeley, mas ocasionalmente são oferecidos auxílios financeiros para quem é de fora. Saiba mais sobre o assunto nesta página.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados