//username of moderater
Fundação Estudar
InícioGraduaçãoGuia de preparação para o TOEFL

Guia de preparação para o TOEFL

Lecticia Maggi - 24/10/2014
Comentários:

O Estudar Fora reuniu as principais reportagens e vídeos publicados no site sobre preparação para o TOEFL (Test of English as a Foreign Language), um dos principais exames de proficiência em inglês exigidos por universidades do exterior de candidatos a cursos de graduação e pós.

Vale lembrar que não tem como o candidato ser aprovado ou reprovado na prova – uma boa nota vai depender da sua universidade de interese. Instituições de excelência, como Harvard, Yale, Oxford e MIT, costumam exigir acima de 100 pontos (dos 120 possíveis).

GUIA DE PREPRARAÇÃO PARA O TOEFL

TOEFL ou IELTS?
Está na dúvida entre qual dos dois testes de proficiência em inglês realizar? Saiba a diferença entre eles e escolha aquele que mais se adapta ao seu perfil e necessidades.

A 1ª etapa de estudos: diagnóstico e planejamento
A professora Ana Virginia Kesselring, especialista na preparação de candidatos para provas internacionais, explica que o primeiro passo é verificar junto à instituição que você pretende estudar qual é a nota mínima exigida. Esta será a nota de corte e abaixo dela sua candidatura será automaticamente rejeitada.

O segundo passo é descobrir qual é o seu nível real de inglês em cada uma das habilidades exigidas pelo TOEFL: reading, listening, writing e speaking. Para isso, realize um simulado online no site da prova ou consulte uma escola especializada. Veja aqui os próximos passos

Writing é a seção “guia” da prova
Segundo Ana Virginia, os fundamentos do TOEFL se baseiam na seção de writing. Ao entender as diferenças entre escrever em inglês e em português você aumentará significamente suas chances de conseguir uma boa nota.

Se você já sabe o que irá encontrar na seção de writing, descubra AQUI a melhor forma de organizar e apresentar suas ideias.

Entenda a seção de speaking, a mais temida pelos candidatos

Para ir bem na seção de speaking, é fundamental anotar suas ideias. Na parte parte do speaking chamada de Independent  você terá apenas 15 segundos para fazer isso. “O que anotar em apenas 15 segundos?” é a pergunta que todo mundo se faz. Ana Virginia recomenda colocar no papel a primeira resposta que vier à sua cabeça (ou talvez a segunda), utilizando apenas palavras-chaves que você possa lembrar. Saiba mais

Cinco sites para estudar para o TOEFL
Páginas gratuitas ajudam o estudante a melhorar todas as competências exigidas no exame. Confira AQUI

Cursos, palestras e sites para melhorar o inglês
As páginas indicadas AQUI não tratam especificamente do TOEFL, mas dão orientações e ferramentas preciosas para te ajudar a adquirir fluência. Melhorando o seu domínio do idioma, sua nota na prova, consequentemente, também irá melhorar.

Dicas de quem quase “gabaritou” a prova
O estudante Matheus Dias conseguiu no TOEFL a nota dos sonhos de muitos candidatos: 106 pontos. Na entrevista a seguir, concecida a Ana Virginia, ele conta quais foram suas estratégias de preparação antes e no dia da avaliação:

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados