//username of moderater
Fundação Estudar
InícioColunistasDicas para o TOEFL: anotar as ideias é fundamental na seção de...

Dicas para o TOEFL: anotar as ideias é fundamental na seção de speaking

Ana Virgínia Kesselring - 14/04/2023
Comentários:

A seção de speaking do Test of English as a Foreign Language (TOEFL) – o exame de proficiência cobrado por boa parte das universidades de língua inglesa – é dividida em duas partes, a Independent e a Integrated. A seguir, damos algumas dicas para quem está estudando para o exame.

Independent

Nesta parte você terá que responder duas questões, uma será sobre um tema aberto e a outra você terá que escolher uma opção entre duas que serão dadas.

Por exemplo:

What are the characteristics of a good teacher ? Use reasons and details to support your response.

ou

Would you prefer to take a vacation at the ocean or in the mountains ? Use reasons and details to support your response.

Integrated

Na segunda parte do speaking, você terá que ler pequenos textos e escutar trechos de conversas sobre assuntos acadêmicos e, depois, falar o que entendeu.

Hoje falarei sobre como se sair bem na primeira parte (Independent), em que você tem 15 segundos para anotar suas principais ideias. É fundamental que você utilize muito bem esse tempo!

“O que anotar em apenas 15 segundos?” é a pergunta que todo mundo me faz. Seja objetivo e coloque no papel a primeira resposta que vier à sua cabeça (ou talvez a segunda), mas não divague, pois você não tem tempo a perder. Utilize apenas palavras-chave.

Em cima de sua resposta pense em duas razões principais que o levaram a esta resposta. Estas razões podem ser simples. Depois, pense em exemplos práticos, de sua vida cotidiana ou mesmo de experiências da infância ou com sua família e amigos. Novamente escreva apenas uma ou duas palavras.

Exemplo:
What would be your dream job ? Use reasons and details to support your answer.

Anotações:
Scientist
Interesting
Love to research

As anotações são bem simples, mas imprescindíveis. No momento do teste há sempre pressão e um certo nervosismo e, sem anotações, você pode se perder e deixar de responder prontamente algo que sabe.

Veja a seguir um exemplo de resposta:

My dream job would be a scientist.

First of all, I think that a scientist is a very interesting and intriguing job. Science is already part of everyone´s life. Scientists are people who study things and explain how they work. For example, how the law of gravity works.

Second, I would be able to help the society to live better. My parents would be proud of me and I would be also able to contribute to the world. This would bring me a lot of happiness because I have always loved to research.

To sum up, I can say that science has been part of life since I was a kid at school and being a scientist has always been my dream.

Como você pode ver acima, a resposta não é complexa, mas ela está bastante organizada: introdução do tema, dois parágrafos centrais dando exemplos e razões pelas quais a resposta foi escolhida e uma conclusão final.

É claro que, conforme o seu nível de inglês, esta questão pode ser mais elaborada de forma a incluir não só as estruturas de nível intermediário como utilizamos (present perfect) mas também de nível avançado, como inversions (inversões), que fazem com que sua nota suba bastante.

Exemplo de uma frase usando inversion:

Not only have I dreamed to be a scientist one day but I also have been practicing science at school since I was a kid.

Crie exemplos de respostas, treine fazendo suas anotações e depois falando com seu espelho, celular ou computador!

_____________________________________________________________________

Ana Virginia Kesselring – Colunista sobre exames de proficiência em idiomas

F_ AZUL_0001Ana Virginia Kesselring é administradora de empresas com especialização em Psicopedagogia Clínica e Educacional e tem mais de 15 anos de experiência no ensino de idiomas. É diretora e proprietária da Virginia Center School, uma instituição de ensino de idiomas especializada em preparar estudantes para o TOEFL, o SAT, o GRE e o TOIEC. Contato:[email protected]

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Ana Virgínia Kesselring
Ana Virginia Kesselring, Diretora e Fundadora da Virginia Center School, é College Counselor Certificada pela Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD) e Psicopedagoga especialista em preparação para estudar fora e em exames internacionais como o SAT, ACT, TOEFL, IELTS, GRE, GMAT e Duolingo English Test.

Artigos relacionados