Um projeto: Fundação Estudar

Colunistas

Orientação de especialistas e experiências de estudantes para te ajudar a chegar lá

18.09.13

TOEFL: A seção de Writing – Parte 2

TOEFL: A seção de Writing - Parte 2

Está se preparando para o TOEFL? Confira a coluna de Ana Virginia Kesselring e conheça tudo sobre o exame

Por Ana Virginia Kesselring  – diretora da Virginia Center School

No meu último texto, falei sobre sobre a seção de Writing no TOEFL, seu formato e o que significa fazer uma boa redação no exame. Como expliquei, conhecer bem essa seção do teste é essencial para tirar uma boa nota, pois ao entender como funcionam as diferenças entre escrever em inglês e escrever em português você garante bons pontos em todo o teste.

Leia mais: TOEFL: A seção de Writing – Parte 1

Hoje vamos falar sobre o primeiro tipo de Writing que você vai encontrar nesta seção, que é a redação Independent. O seu papel aqui é desenvolver uma redação que tenha leveza e fluidez. Para isso, o seu objetivo principal deve ser uma boa organização de ideias.

Mas o que é uma boa organização de ideias na redação “independent” do TOEFL ?

Sua redação deve seguir o modelo americano que contém no máximo 5 parágrafos:

#1. Introductionneste parágrafo você responde a pergunta que lhe foi feita e você apresenta o tópico de sua redação.
#2. 1st Body Paragraph: neste parágrafo você apresenta a razão principal e exemplos que definem ou dão suporte para o parágrafo de introdução.
#3. 2nd Body Paragraph: neste parágrafo você apresenta a razão secundária fornecendo também exemplos que definem ou dão suporte para a introdução
#4. Parágrafo extra: Ele deve dar um outro ponto de vista da sua introdução.
#5. Conclusion: Neste parágrafo você faz uma recapitulação de tudo, reforçando seu ponto de vista e concluindo que sua posição é a que foi apresentada no primeiro parágrafo de introdução.

Passo a passo: 
Se você possui até o nível intermediário de inglês é melhor que trabalhe com 4 parágrafos e dê ênfase à ideia central. Não inclua o parágrafo extra (nº 4).

A estrutura de sua redação deve parecer assim:

texto1

Use este modelo para escrever suas primeiras redações e nunca fuja dele. Ele é a essência e você terá a certeza que seu texto estará bem organizado. Vá sempre direto ao ponto, sem rodeios.

Para te ajudar, aqui segue um bom exemplo de uma redação. O tema do exemplo é “What are the qualities of a good neighbor ?”

texto2

Lembre-se que você terá 30 minutos para desenvolver a sua redação “independent”. Esta redação deverá ter entre 300 e 350 palavras e de 4 a 5 parágrafos e o assunto do texto será fornecido pelo exame.

Let’s practice?

Se você está se preparando para o TOEFL, sabe que treino e muito simulado são a chave para melhorar o seu desempenho no exame. Para isso, proponho um exercício: para te ajudar, vou revisar e corrigir algumas redações dos leitores do Estudar Fora. Utilize as orientações acima e envie sua redação para contato@estudarfora.org.br até 30 de setembro. O tema para a redação é:

Do you prefer to play individual sports or team sports ? Use reasons and details to support your response. 

Na minha próxima coluna vou comentar o resultado do exercício. Até!

_____________________________________________________________________

Ana Virginia Kesselring – Colunista sobre o TOEFL e orientação para exames de proficiência em idiomas 

F_ AZUL_0001Ana Virginia Kesselring é administradora de empresas com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. É diretora e proprietária da Virginia Center School, uma instituição de ensino de idiomas diferenciado que prepara para o TOEFL, SAT, GRE e TOIEC. Ana Virginia tem 15 anos de experiência no ensino de idiomas, e é especializada na preparação de jovens e adultos para obtenção de certificação em inglês e espanhol, seja para quem deseja cursar uma universidade ou para profissionais que pretendem cursar um mestrado em outro país. Contato:virginia@virginiacenter.com.br

 

Conecte-se ao Estudar Fora

Prep Course

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas