Inicio Bolsas de estudo para cursos de graduação e pós-graduação na França

Bolsas de estudo para cursos de graduação e pós-graduação na França

0
Bolsas de estudo para cursos de graduação e pós-graduação na França

Para os interessados em estudar na França, chegou o momento de enviar os dossiês de candidatura. O site Campus France, da agência responsável pela promoção do ensino superior no país, ligada ao governo, está recebendo inscrições de brasileiros na graduação ou mestrado, com bolsas de estudo na França. Os prazos máximos para inscrições vão de 15 de janeiro a 4 de março, de acordo com o tipo de projeto.

O Campus France é uma agência de promoção do ensino superior e concentra a maior parte das candidaturas a universidades francesas, em cursos de graduação ou pós-graduação.

Ao se candidatar por lá, brasileiros concorrem automaticamente a bolsas que reduzem as taxas de 3 a 4 mil euros por ano a, no máximo, 243 euros por ano. Elas são
concedidas pela Embaixada da França no Brasil (Bolsa Bienvenue en France) ou pelas próprias universidades francesas.

Como funciona a candidatura a estudos na França

É possível se candidatar para fazer uma graduação completa na França, ou solicitar uma espécie de transferência, com ingresso no 2o ou 3o ano do curso no exterior. Também estão disponíveis bolsas para brasileiros que desejem realizar o Master (mestrado na França) em diversas áreas.

Para ver os cursos elegíveis, os candidatos podem utilizar este link. Uma vez decidido o programa de estudos, é possível iniciar a candidatura criando um dossiê por meio deste link. Como parte do processo, será necessário preencher um formulário com informações sobre sua trajetória de estudos e enviar documentos como diploma e histórico acadêmico (em tradução juramentada para o francês, ou inglês se o curso for ministrado neste idioma).

Opcionalmente, o candidato também pode enviar cartas de recomendação e CV. Também é necessário enviar comprovação de proficiência em francês por meio de exames como DELF/DALF, TCF-TP ou TEF. Mais informações podem ser vistas neste link, bem como tutoriais para cada etapa do processo. Dependendo do curso escolhido, os prazos máximos para candidatura vão de 15 de janeiro a 4 de março.

Outras oportunidades de bolsas de estudo na França

O programa de bolsas Eiffel concede a estudantes estrangeiros apoio financeiro para realizar mestrado ou doutorado no país. As bolsas são oferecidas diretamente às universidades francesas. Em outras palavras, os interessados precisam, antes de tudo, enviar a candidatura aos programas de mestrado ou doutorado de interesse.

Uma vez admitidos, devem manifestar à escola o desejo de concorrer às bolsas Eiffel. Para atender ao prazo, as escolas precisam encaminhar as candidaturas ao Campus France de Paris até o dia 8 de janeiro de 2021. Conheça o programa e os benefícios que ele oferece.

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

Leia