Um Projeto: Fundação Estudar
torre eiffel, em paris, na França

França recebe candidaturas para cursos de graduação e pós-graduação

Por Priscila Bellini

Para os interessados em estudar na França, chegou o momento de enviar os dossiês de candidatura. O site Campus France, da agência responsável pela promoção do ensino superior no país, ligada ao governo francês, receberá até 28 de fevereiro os documentos de estudantes brasileiros.

Isso porque o Campus France concentra a maior parte das candidaturas a universidades francesas, em cursos de graduação ou pós-graduação. Os alunos que desejam fazer, por exemplo, ingressar no mestrado em instituições do país europeu, devem realizar a candidatura pelo site. Também é o caso de quem opte por diplomas de nível tecnólogo, assim como cursos de graduação (incluindo Arquitetura).

Como funciona a candidatura a estudos na França

Utilizando o sistema do Campus France Brasil, o aluno deve encaminhar o chamado dossiê, a candidatura às universidades francesas, pela plataforma Etudes en France. É necessário selecionar instituições de ensino de interesse entre aquelas que são ligadas à agência francesa.

Na hora de escolher os cursos na França, o estudante pode listar até sete opções, em ordem de preferência. Para concorrer a uma vaga nas instituições de ensino, deve anexar documentos que apoiem sua candidatura, como diplomas e histórico acadêmico.

Ainda que não sejam exigidos pelo sistema, documentos como cartas de recomendação e comprovantes de experiência profissional são aceitos. Outro ponto importante na candidatura a universidades da França trata-se do certificado de proficiência no idioma francês.

Para obter mais informações e acessar o sistema de candidaturas, basta acessar o site do Campus France Brasil.

Quer uma bolsa para estudar na França?

O programa de bolsas Eiffel concede a estudantes estrangeiros apoio financeiro para realizar mestrado ou doutorado no país. As bolsas são oferecidas diretamente às universidades francesas. Em outras palavras, os interessados precisam, antes de tudo, enviar a candidatura aos programas de mestrado ou doutorado de interesse.

Uma vez admitidos, devem manifestar à escola o desejo de concorrer às bolsas Eiffel. Para atender ao prazo, as escolas precisam encaminhar as candidaturas ao Campus France de Paris até o dia 12 de janeiro de 2018.

Conheça o programa e os benefícios oferecidos.

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo