InícioBolsas de EstudoBiologia e SaúdeBolsas do governo francês para pós-graduação na França com inscrições abertas

Bolsas do governo francês para pós-graduação na França com inscrições abertas

Marcela Marcos - 12/10/2023
Comentários:

O Ministério de Relações Exteriores e Desenvolvimento Internacional da França anunciou as inscrições para as bolsas Eiffel. O programa concede a estudantes estrangeiros bolsas de estudo para realizar mestrado ou doutorado no país. As inscrições vão até 10 de janeiro de 2023.

Quais os benefícios do programa de bolsas Eiffel

Os benefícios variam de acordo com o nível de formação dos alunos. Os estudantes de mestrado recebem 1.181 euros mensais; os de doutorado, 1.700. Também estão inclusas no apoio financeiro as passagens aéreas, seguro saúde e ajuda de custo para atividades culturais.

A bolsa de estudo não inclui a anuidade da universidade, mas os estudantes contemplados também podem se candidatar paralelamente a bolsas oferecidas pela instituição. Para se ter uma ideia, em instituições públicas, os valores de anuidade podem totalizar, em média, de 200 a 400 euros.

Para acessar a lista de cursos disponíveis, basta acessar o site oficial do Campus France. Há ainda outras oportunidades de bolsas de estudo para brasileiros.

Como se inscrever para as bolsas Eiffel

Os candidatos às bolsas de mestrado devem ter até 25 anos de idade na data do programa (ou seja, nascidos após março de 1998) e os de doutorado, até 30 (nascidos após março de 1993). Mais informações aqui.

As bolsas de estudo na França são oferecidas diretamente às universidades francesas. O primeiro passo, no entanto, é enviar a candidatura aos programas de interesse. Uma vez admitidos, os candidatos devem manifestar à escola o desejo de concorrer às bolsas Eiffel.  Para atender ao prazo, as instituições devem encaminhar as candidaturas ao Campus France de Paris até o dia 10 de janeiro de 2023.

E mais:

E-book gratuito: como conseguir uma bolsa para estudar fora

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados