InícioBolsas de EstudoFulbright oferece bolsas para brasileiros darem aula de Português nos EUA

Fulbright oferece bolsas para brasileiros darem aula de Português nos EUA

Nathalia Bustamante - 06/06/2023
Comentários:

A Comissão Fulbright Brasil está com inscrições abertas para o programa Foreign Language Teaching Assistant (FLTA), que dá bolsas de estudo para professores brasileiros ensinarem português nos Estados Unidos. As inscrições vão até o dia 30 de julho e devem ser feitas pelo site da Fulbright Brasil.

Serão concedidas até 15 bolsas de estudo com duração de nove meses, com início em agosto e setembro de 2024. Os selecionados irão dar aulas em universidades norte-americanas e receberão auxílio moradia e alimentação, seguro-saúde e passagens áreas. Além disso, terão a oportunidade de realizar cursos sobre cultura e história dos EUA.

Os selecionados também receberão um auxílio para arcar com a taxa do visto J-1, seguro saúde e participarão de um seminário de orientação pré-partida em São Paulo.

“Como FLTA, ensinei português como primary teacher e fiz disciplinas no programa de pós-graduação em linguística, sociologia e antropologia. Essa experiência ampliou a minha visão de mundo, me fez olhar para outros lugares, estudar coisas diferentes”, relatou a bolsista Bibiana Silva ao site da Fulbright.

Quem pode se candidatar à FLTA

Para se candidatar, é preciso ter concluído a licenciatura ou o bacharelado em língua portuguesa após 31 de dezembro de 2018. O candidato também deve comprovar proficiência em inglês por meio de exames como TOEFL (nota mínima 79 no iBT ou 550 no ITP), IELTS (nota mínima 6) e Duolingo English Test (nota mínima 105). Essa pontuação deve ter sido obtida pelo candidato em 29 de julho de 2022 ou depois.

No processo de seleção, o candidato deve submeter uma série de documentos, incluindo currículo em inglês, histórico acadêmico e três cartas de recomendação. Também será necessário enviar um vídeo de trinta segundos, por meio deste site, respondendo à pergunta “por que você deseja ser um FLTA?”. Para saber detalhes, basta acessar as instruções de inscrição.

Também é necessário ter nacionalidade brasileira e residir no Brasil durante todo o período do processo de seleção. Confira aqui o edital com todas as informações sobre as bolsas de estudo.

As inscrições vão até 30 de julho. entrevistas com os melhores candidatos serão realizadas remotamente ao longo de agosto e setembro, e em outubro serão divulgados os bolsistas escolhidos. O início das atividades nos EUA será entre agosto e setembro de 2024.

Sobre a Fulbright

A Fulbright é um programa de bolsas fundado em 1946 com o objetivo de promover o intercâmbio entre diversos países do mundo. No Brasil, existe uma comissão que cuida disso desde 1957 – comemorando, em 2017, 60 anos de existência. Desde então, mais de 3.500 brasileiros foram estudar nos Estados Unidos e mais de 2.900 americanos vieram ao Brasil ensinar inglês e divulgar sua cultura.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados