Inicio Finep oferece 500 mil reais para apoiar jovens em olimpíadas científicas

Finep oferece 500 mil reais para apoiar jovens em olimpíadas científicas

0
Finep oferece 500 mil reais para apoiar jovens em olimpíadas científicas

Não faltam notícias de brasileiros que chegam às olimpíadas científicas internacionais, em áreas como Física, Astronomia e Matemática. Tais competições começam em etapas regionais e levam estudantes do primeiro e segundo grau para provas de alto nível em outros países.

Para viabilizar a participação de mais brasileiros, a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) lançou seu primeiro edital para apoiar estudantes em tais provas fora do país. O fundo disponibilizado é de 500 mil reais.

A entidade, uma empresa pública de fomento à ciência e à inovação, receberá até 17 de maio as inscrições de instituições que organizam etapas nacionais. Por exemplo, a organizadora da Olimpíada Brasileira de Física pode concorrer à verba para levar jovens às olimpíadas científicas internacionais na área.

Leia também: Olimpíadas Científicas podem te ajudar a chegar à universidade dos sonhos

Como exigência da Finep, os alunos devem embarcar para as etapas internacionais em até 12 meses após a divulgação dos resultados dessa chamada pública. Para conferir os termos estipulados pelo órgão, ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, basta acessar o edital.

Como funcionará o apoio financeiro

Uma vez selecionadas pela chamada pública da Finep, as instituições nacionais devem disponibilizar os recursos para cobrir gastos como deslocamento e taxas de inscrição. O apoio financeiro abrange desde passagens aéreas para os participantes das competições até visto, seguro-saúde e acomodação.

Atualmente, muitos alunos que avançam para as etapas internacionais recorrem a financiamento coletivo e apoio de outros órgãos e empresas.

 

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

Leia