Fundação oferece bolsas de doutorado para mulheres em ciências e exatas

Faculty for the Future (1)

A Fundação Schlumberger está com inscrições abertas até o dia 7 de novembro para o seu programa de bolsas, chamado Faculty for the Future Fellowship. Desde 2004, o programa oferece bolsas para mulheres de países em desenvolvimento que desejem fazer um PhD ou desenvolver pesquisa na área de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (conhecidas em inglês pela sigla STEM). Também são elegíveis mulheres que desejem fazer o pós-doutorado nessas áreas no exterior.

As bolsas variam de acordo com as necessidades financeiras da estudante. Podem cobrir desde os valores de anuidade, como também custos de vida e passagens aéreas. Ao todo, o apoio financeiro pode somar US$ 50 mil anuais para bolsistas de pós-doutorado, ou até US$ 40 mil por ano para bolsistas de doutorado.

A renovação do benefício acontece anualmente, mediante comprovação de bom desempenho acadêmico. Para as candidatas que são mães, é possível solicitar um bônus por cuidados com a criança.

Quem pode se candidatar à Faculty for the Future

De acordo com a chamada do programa, podem se candidatar mulheres com cidadania brasileira que tenham se candidatado, tenham sido aceitas ou já estejam cursando doutorado em outro país. Entre os pré-requisitos estão demonstrar excelência acadêmica e disposição para contribuir com o seu país de origem. Durante o processo seletivo, as candidatas também devem demonstrar interesse em incentivar outras mulheres jovens a buscar carreiras em áreas semelhantes.

A candidatura é feita online e, além de um formulário de inscrição, também é preciso enviar cartas de motivação e recomendação. Ao longo das quatro rodadas do processo, são avaliados tanto o histórico da candidata quanto a relevância de sua proposta de pesquisa. E como a diversidade geográfica é um fator importante para o programa, candidaturas de países menos representados entre as bolsistas são particularmente bem vistas.

Desde sua primeira edição em 2004, o programa já contemplou 721 mulheres de 80 países diferentes. Para mais informações sobre o programa, veja essa lista de perguntas e respostas. E para fazer sua inscrição, clique aqui.

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: