InícioPreparaçãoSaiba como escolher as experiências certas para escrever seu essay

Saiba como escolher as experiências certas para escrever seu essay

Gustavo Sumares - 11/09/2023
Comentários:

Se você está tendo um branco na hora de escrever seu essay, fique tranquilo: isso é mais comum do que você imagina. Afinal, escrever um texto que vai servir como fator para seu ingresso em uma universidade estrangeira não é uma tarefa simples.

E muitas vezes, a dúvida é justamente quais experiências relatar no essay. A experiência de estudar fora pode parecer tão legal que dá a impressão de que pouco do que a gente já fez pode realmente valer a pena. Mas isso nunca é verdade: aprender a valorizar sua trajetória e entender a universidade como o próximo passo dela é essencial para escrever um essay.

Para ajudar nesse processo, apresentamos a seguir algumas dicas para te ajudar a escrever o seu essay e a decidir quais experiências valem a pena para ele. Com essas dicas, que vem de pessoas que já realizaram o sonho de estudar fora, a redação do seu essay deve ficar bem mais tranquila. Confira:

“Show, don’t tell”

Essa expressão em inglês significa “mostre, não conte”, e serve como uma boa orientação para escolher as experiências que valem a pena para seu essay. A ideia é escolher histórias da sua vida que demonstrem que você tem as características positivas que você diz ter. Segundo André Garcia, bolsista da Fundação Estudar que estuda Economia e Química em Yale desde 2017, fazer isso ajudou bastante na sua candidatura.

“Por exemplo: em vez de apenas dizer que eu era determinado a alcançar meus objetivos, eu contei a história de como aprendi inglês, na maior parte, de maneira autodidata no ensino médio”, conta. Victor Venturi, também bolsista da Fundação Estudar, que atualmente faz Ph.D. em Engenharia Mecânica na Carnegie Mellon, também considera que isso fez diferença no seu essay. “Acredito ter sido capaz de demonstrar, através do essay, como uma experiência de vida ajudou a moldar o estudante que eu sou”.

Leia mais: Tudo que você precisa saber sobre o personal statement

Não fuja do pessoal

Embora suas emoções não sejam o foco principal do essay, é importante que você mencione-as. Afinal, isso pode ajudar os examinadores a entenderem como você se sente e se posiciona diante de determinadas situações. “É essencial transmitir emoção com a essay, de forma que os admission officers possam se sentir como se estivessem presentes durante a situação narrada”, comenta Victor. André, por sua vez, acredita que um dos diferenciais dos seus essays foi “a riqueza de detalhes ao descrever a minha história”.

Pesquise sobre a universidade

Na hora de escolher qual experiência relatar no seu essay, é essencial pensar na faculdade e curso ao qual você está se candidatando. Com isso em mente, é importante escolher uma experiência que mostre que aquela faculdade e aquele curso têm tudo a ver com os seus valores, interesses e planos para o futuro. Mas para ter sucesso nesse ponto, é preciso pesquisar bastante sobre a universidade à qual você está se candidatando: saber quais são os professores de destaque que lecionam nela, e quais linhas de pesquisa são desenvolvidas por lá, por exemplo.

Victor, que já foi aluno da Caltech antes de ir para a Carnegie Mellon, conta que essa pesquisa pode fazer toda a diferença. “Como a Caltech é um instituto de tecnologia (…), um essay que demonstre que o aluno tem mais interesse em humanas, por exemplo, tem uma chance menor de ser considerado para aprovação”, diz.

André também afirma que esse conhecimento sobre a universidade pretendida é essencial para a candidatura. “Por exemplo, eu escrevi sobre meu interesse acerca de questões ambientais, e disse que estava bem interessado nos institutos de meio ambiente e energia que tem em Yale e nas aulas e projetos que são desenvolvidos lá”, lembra. “Pesquise bastante sobre a universidade e alinhe suas afinidades com o que a universidade tem de melhor”, sugere.

Estude outros essays

Victor considera que pesquisar por essays de alunos que já ingressaram na universidade é uma boa ideia. “É fundamental ler exemplos de essays de alunos de várias universidades para aprender um pouco do que se espera de uma redação desse tipo”, diz.

Segundo ele, esses exemplos podem ser facilmente encontrados na internet. E embora seja importante pesquisar especificamente sobre a universidade em que você quer entrar, também pode ser interessante ler redações de alunos que entraram em outras escolas. Assim, você consegue entender melhor o tom e o conteúdo que se encaixam melhor na universidade onde você deseja estudar.

Leia mais: 5 dicas para escrever uma carta de motivação melhor

De olho no calendário

O processo de se candidatar a uma universidade no exterior envolve uma série de etapas e documentos diferentes. Entre tirar o visto para o país de destino e realizar a prova de proficiência em língua estrangeira, alguma parte do processo pode acabar ficando esquecida. E se isso acontecer com o essay, toda a sua application pode ficar em risco! Por isso, é importante organizar bem o seu tempo para poder escrever o texto com tranquilidade.

Leia mais: Quatro recursos para te ajudar a organizar seus applications

“Por conta da correria causada por applications e vestibulares diversos, tive pouco tempo para a elaboração das minhas essays“, lembra Victor. “Com um planejamento um pouco melhor, eu teria tido mais oportunidades para revisar minhas applications de forma geral, incluindo as essays“, diz.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados