//username of moderater
Fundação Estudar
InícioIntercâmbioQuatro recursos para te ajudar a planejar applications

Quatro recursos para te ajudar a planejar applications

Gustavo Sumares - 25/12/2018
Comentários:

Para quem pretende estudar fora, organização é essencial! É muito importante ficar atento aos diferentes prazos e requisitos de candidatura para cada universidade ou programas de bolsas, para não perder nenhuma data ou documento. E, felizmente, há uma série de recursos de organização que podem ajudar a gerenciar e planejar applications de diferentes instituições.

Esses recursos têm diversas formas: alguns deles são tabelas ou ferramentas que você pode acessar pelo computador; outros, no entanto, oferecem uma maneira melhor de organizar seu tempo, suas atividades e até mesmo sua maneira de pensar. E todos eles podem se combinar para aumentar ainda mais suas chances de realizar o intercâmbio que você deseja em 2019. Confira!

Planilha de controle

Para quem sabe usá-las, planilhas são praticamente sinônimo de organização (e, para quem não sabe, vale a pena investir um tempinho para aprender!). Elas podem ser usadas para inúmeras finalidades, desde organizar a sua lista de compras até… organizar as suas applications!

O ideal é fazer uma planilha que contenha pelo menos o nome, o site, os requisitos e o prazo de inscrição para cada uma das instituições às quais você pretende se candidatar. É interessante também que você crie uma espécie de “checklist” com as diversas etapas do processo de candidatura; assim, você consegue saber exatamente o que falta fazer em cada uma delas.

Se você pretende se candidatar a vagas em muitas instituições diferentes, uma planilha desse tipo é essencial! E, naturalmente, você pode personalizá-la para que ela atenda melhor às suas necessidades particulares. E finalmente, caso você não queira criar uma planilha do zero, pode começar usando este modelo criado pelo site Spreadsheet Solving.

Cronograma

Uma das maiores dificuldades de planejar applications é que os processos são compostos por várias etapas. Não se trata apenas de preencher formulários; muitas vezes, é necessário adquirir e produzir documentos que exigem bastante tempo, como cartas de motivação, cartas de recomendação de professores, e certificados de línguas estrangeiras. E para tantas demandas assim, uma planilha pode acabar ficando complicada demais.

Para ajudar nesse processo, você pode usar este modelo de cronograma para applications criado por nós do Estudar Fora. Ele já foi montado considerando os principais prazos de candidaturas para graduação, mestrado e MBA no exterior. Mas se você já souber que o prazo final de candidatura para o programa que você deseja é diferente, basta reajustar o cronograma puxando meses para frente ou para trás!

Bullet Journal

Para quem gosta de usar cadernos, canetas coloridas e adesivos de marcar página para se organizar, o Bullet Journal é uma ferramenta excelente! Ele é basicamente um caderno organizado de uma maneira específica para te ajudar a manter-se planejado para os próximos dias, semanas e até meses! E embora exista cadernos que sejam vendidos especificamentes para esse uso, qualquer caderno pode ser “transformado” em um Bullet Journal (o vídeo em cima ensina a fazer isso).

Se você tem múltiplas candidaturas que precisa manter em foco, você pode adicionar tarefas para cada uma delas no índice. Isso permite que você divida o processo de application em uma série de tarefas menores, o que pode deixá-lo mais fácil de organizar e manter em ordem.

O Bullet Journal é particularmente útil para planejar applications, porque permite que você se planeje com antecedência. Como muitas applications exigem, por exemplo, que você consiga um certificado de língua estrangeira, você pode focar primeiro nessa tarefa e, depois, no resto do processo.

Espiral da Realização

A Espiral da Realização é, basicamente, uma maneira de planejar suas ideias usando um esquema (feito numa folha de papel mesmo, por exemplo) para identificar os pontos que estão te impedindo de realizar aquilo que você deseja. Segundo Cris Neves, a coach de intercâmbio que, a convite do Estudar Fora, participou do vídeo acima para ajusar a explicar como o recurso funciona, trata-se de “uma ferramenta para você desempacar“.

Na prática, isso significa dividir o seu objetivo em quatro ações — comunicar, solicitar, arriscar e retribuir — e atribuir a cada uma delas uma nota de 0 a 10 que reflita o quanto você está investindo cada ação dessas ao seu objetivo. A ideia é que a sua dedicação em cada uma delas fique equilibrada. E ao dar uma nota a cada uma, você começa a perceber o que pode fazer de diferente para atingir esse equilíbrio. Para planejar applications, trata-se de uma ferramenta muito útil!

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados