InícioIntercâmbioÉ possível trabalhar no Reino Unido com visto de estudante?

É possível trabalhar no Reino Unido com visto de estudante?

Lecticia Maggi - 26/07/2016
Comentários:

Por Guilherme Mello, do loveUK

Conciliar trabalho e estudo pode ser uma maneira fantástica de desenvolver habilidades e ganhar experiência para sua carreira. Para muitos estudantes internacionais no Reino Unido, ter um emprego part-time e estudar ao mesmo tempo é muito comum: há programas de estágio independente ou estágio como parte da grade curricular. Seja uma vaga de emprego comum ou um estágio, é sempre possível unir os estudos com a responsabilidade – e em muitos casos, a necessidade – de trabalhar.

Mas fica a dúvida: enquanto brasileiro, morando no Reino Unido, sou autorizado a trabalhar? Se sim, quais as condições?

Existem duas situações em que o estudante pode trabalhar, legalmente, no Reino Unido:

#1 Em posse do visto TIER 4 General: O visto TIER4 é concedido a estudantes que ficarão no Reino Unido por um período superior a 6 meses (ou 24 semanas), seja na condição de estudante universitário ou estudos profissionalizantes. Vale salientar que em estudos universitários são incluídas a maioria das universidades públicas e privadas e organizações e/ou instituições que sejam patrocinadores do TIER 4 junto ao governo britânico. As condições de trabalho são:

> É possível trabalhar no máximo 20 horas semanais;
> O trabalho deve ser realizado exclusivamente no período de aulas e feriados. Férias são excluídas do período autorizado pelo governo britânico;
> É preciso ser maior de 16 anos;
> Alunos de cursos de inglês ou profissionalizantes com duração superior a 24 semanas só podem trabalhar caso a instituição garanta a emissão do visto TIER4 General.

Existe uma clara diferença entre o emprego não remunerado (trabalho voluntário) e voluntariado.

#2 Em caso de voluntariado: O voluntariado é muito popular entre os jovens no Reino Unido. O objetivo é melhorar a sociedade e, ao mesmo tempo, adquirir experiência profissional; a maioria das posições de voluntários são com instituições de caridade e de sociedade civil. O voluntariado é uma ótima maneira de ganhar novas habilidades e melhorar seu CV. Há vários tipos de voluntariado: organização de eventos de caridade, cuidados com populações em situação de fragilidade, trabalhos culturais em museus ou galerias…

Porém, é preciso ficar atento ao tipo de trabalho que se está exercendo. Existe uma clara diferença entre o emprego não remunerado (trabalho voluntário) e voluntariado, que possui uma regulamentação específica. O emprego não remunerado também exige regulamentações do governo e provavelmente a obtenção do TIER 4 General. Por isso, certifique-se de verificar isso com a sua organização para ficar isento de problemas.
Ficarei menos de 6 meses no Reino Unido e entrarei sem visto. Tenho como trabalhar?

Não. De forma alguma é recomendado o trabalho informal caso você não possua visto de estudo e trabalho no Reino Unido. Cada vez mais o Reino Unido reforça suas políticas de imigração e laborais, portanto evite qualquer tipo de constrangimento que possa prejudicar seus estudos e sua estadia na terra da Rainha.

Tenho passaporte europeu, porém resido no Brasil. Posso trabalhar no Reino Unido?

Tecnicamente, sim. Todos os estudantes e portadores de passaporte europeu podem trabalhar no Reino Unido, sem restrições, mesmo em época de BREXIT. Entretanto, recomenda-se que você seja franco com seu empregador e comprove dupla-nacionalidade para que haja compatibilidade nas horas de trabalho permitidas por lei. Você pode checar mais informações sobre trabalho e cidadania europeia no Reino Unido aqui.

Mas vale a pena conciliar estudo e trabalho?

Trabalhar por muitas horas pode levar à exaustão, estresse e atrapalhar os estudos. O mais recomendável é avaliar com cuidado em como o trabalho irá afetar a sua vida, e, caso necessário, procurar seu tutor ou coordenador na universidade para saber se o trabalho poderá ser conciliado com seus estudos.

 

Sobre o Autor

Guilherme MelloGuilherme Mello é Consultor Educacional no Instituto Global Attitude, coordenando o programa loveUK no Brasil. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra, tem experiência acadêmica e profissional na Rússia, Quirguistão, Portugal, EUA e Reino Unido. O loveUK é uma iniciativa do Instituto Global Attitude para a promoção de educação e cultura britânica no Brasil. Seu propósito é assessorar gratuitamente brasileiros em todas as etapas do processo de admissão em universidades britânicas – para cursos de graduação, mestrado, curso de inglês ou cursos de verão – de maneira individual e personalizada. Tem dúvidas? Entre em contato com eles pelo e-mail [email protected].

Leia também:
Descubra e compare instituições de ensino do Reino Unido neste guia
5 passos para estudar no Reino Unido
Conheça as 5 cidades mais econômicas para estudantes no Reino Unido

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados