InícioGraduaçãoMEC anuncia fim do Ciência Sem Fronteiras para graduação

MEC anuncia fim do Ciência Sem Fronteiras para graduação

Lecticia Maggi - 25/07/2016
Comentários:

O último edital para graduação do Ciência Sem Fronteiras foi lançado em 2014, mas o encerramento oficial do programa para estudantes universitários foi anunciado na última sexta (23), pelo Ministro da Educação Mendonça Filho.

Em uma entrevista ao portal UOL, Mendonça afirmou que a concessão de bolsas para alunos de graduação será interrompida. Historicamente, estudantes de graduação corresponderam a 79% dos estudantes beneficiados pelo programa.

Tanto as bolsas em andamento quanto os editais abertos para pós-graduação e doutorado sanduíche serão mantidos. Mendonça Filho insistiu que a decisão não significa o fim do programa – que, além de ampliar a oferta para Pós-Graduação, também pretende expandir sua atuação para o Ensino Médio, ofertando bolsas de intercâmbio a estudantes pobres e de escolas públicas.

As propostas ainda serão levadas ao presidente em exercício Michel Temer e quaisquer novos editais ainda dependem de disponibilidade orçamentária. Simultaneamente, há um projeto de lei em andamento no congresso para regulamentar o programa.

O ministro explicou que os custos elevados do Ciência Sem Fronteiras pesaram na decisão: “(Um intercâmbio de graduação no exterior) equivale a financiar um curso integral de quatro anos no Brasil, ao preço médio que o MEC paga no ProUni ou no FIES, para três alunos”, argumentou. Outras controvérsias sobre o programa também foram apontadas: “O programa está parado desde 2015, ainda na gestão anterior. Não tem avaliação de impacto, as matérias que os alunos fazem muitas vezes não são incorporadas à grade curricular daqui”, critica o ministro.

Mercadante sai em defesa do programa

O ex-senador Aloizio Mercadante, um dos responsáveis pela implementação do Programa enquanto Ministro da Ciência e Tecnologia do governo Dilma, criticou a suspensão do programa. Segundo ele, o Ciência Sem Fronteiras deu oportunidades a estudantes de baixa renda a estudarem no exterior e posicionou o Brasil no cenário internacional de educação superior. Segundo dados citados por ele, dois terços dos beneficiários do programa foram de famílias com renda abaixo de 10 salários mínimos “[São jovens que] Nunca tiveram esta oportunidade, e foram selecionados também por seus méritos, pelo desempenho no ENEM”, afirmou ao jornal O Globo.

O petista defende que, se o programa passa por problemas, ele pode ser aprimorado. Números divulgados pelo Institute of International Education mostram que houve um aumento de 170% no número de brasileiros que foram estudar fora –tendência de crescimento que se manteve mesmo após o congelamento dos editais, em 2014. Atualmente, o Brasil é o sexto maior “exportador” de estudantes para os Estados Unidos, com cerca de 24 mil estudantes por ano.

 

* Foto: O Ministro da Educação Mendonça Filho, do DEM / Crédito: TVNBR

 

Leia também:
Entenda o projeto de lei que visa regulamentar o Ciência Sem Fronteiras
“Amigos da USP, da FGV sabem mais de economia do que eu”, diz aluno de Harvard

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados