InícioBolsas de EstudoBiologia e SaúdeInscrições abertas para 20 bolsas de mestrado em Paris

Inscrições abertas para 20 bolsas de mestrado em Paris

Marcela Marcos - 09/09/2019
Comentários:

A École Normale Supérieure (ENS) abriu inscrições para seleção internacional de 2020 na capital francesa, onde se localiza. Serão oferecidas 20 bolsas de mestrado em Paris, sendo 10 delas destinadas à área de Ciências (com inscrições até 19 de outubro) e as outras 10, a Letras (até 31 de outubro). As inscrições vão até 15 de dezembro.

Os programas têm duração de três anos e as aulas começam em setembro, mas, ante de iniciar os estudos, os alunos passam por um curso de aperfeiçoamento de francês oferecido pela própria escola. Ao longo de todo o mestrado, os estudantes contarão com uma bolsa de estudos mensal, no valor de 1.000 euros.

Pré-requisitos e seleção às bolsas de mestrado em Paris

Os interessados devem ter menos de 26 anos no momento da inscrição e não podem ter se candidatado à Sélection Internationale da ENS outras vezes. Outro pré-requisito é que não tenham passado mais de dez anos na França tanto no ano da candidatura quanto no ano anterior.

As inscrições podem ser feitas no site da École Normale. A lista de documentos necessários inclui diploma e histórico escolar, além de carta de motivação, projeto de pesquisa e currículo atualizado (em francês ou inglês).

A divulgação dos selecionados em janeiro de 2020. Após essa data, os estudantes selecionados precisarão iniciar os procedimentos para retirada de visto e informar à universidade se pretendem solicitar moradias estudantis.

Benefícios de estudar na ENS

Inaugurada em 1795 e com 15 departamentos de pesquisa, a ENS recebe cerca de 2.400 estudantes, todos os anos. No caso do programa de pós-graduação, após os três anos do curso, os alunos recebem o título de master recherche e diploma da instituição. Em relação às áreas, no caso de Ciências, as disciplinas que a compõem são Biologia, Química, Geociências, Informática, Matemática, Física e Ciências Cognitivas.

Já no caso de Letras, a escola oferece uma experiência interdisciplinar e prioriza perfis diversos, sendo a área composta por disciplinas como Antropologia, Estudos Cinematográficos, Filosofia e Sociologia (a lista completa pode ser vista aqui).

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados