InícioPreparaçãoIdiomasDuolingo lança novo recurso exclusivo para brasileiros

Duolingo lança novo recurso exclusivo para brasileiros

Mariane Roccelo - 24/06/2022
Comentários:

Nesta semana, o Duolingo ampliou os serviços gratuitos para brasileiros que estão aprendendo novos idiomas e, dessa vez, o foco são estudantes de espanhol. O novo recurso “histórias” permite que os usuários treinem a escuta, fala e leitura a partir de narrativas interativas e mais próximas do que seriam diálogos reais.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

O novo recurso foi criado exclusivamente para o mercado brasileiro, que é um dos 3 países que mais utiliza o aplicativo no mundo. O serviço já é oferecido para estudantes de inglês e, de acordo com a assessoria de imprensa do Duolingo, é “um dos preferidos pelos alunos do idioma”. As narrativas em espanhol abordam eventos e acontecimentos do cotidiano, com objetivo de trazer vocabulário e interações mais próximas da realidade dos falantes da língua.

Leia também: Duolingo English Test: conheça a prova de inglês que é aceita até em Harvard

“Queremos continuar desenvolvendo novidades exclusivas para o Brasil, com a missão de sermos uma ferramenta para ajudar nossos alunos a se manterem motivados ao estudar idiomas com muita diversão e de forma gratuita”, explica Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil. “Sabemos que aprender ou praticar uma língua pode ser uma barreira para alguns”.

Segundo idioma mais estudado

A língua espanhola é a segunda mais estudada na plataforma, ficando atrás apenas do inglês. O Brasil ocupa o 3º lugar entre os países com mais alunos do idioma, está atrás dos Estados Unidos e Reino Unido. De acordo com o Duolingo, são cerca de 2,9 milhões de pessoas aprendendo espanhol a partir do português na plataforma.

Idiomas mais estudados no Brasil

Depois do inglês e espanhol, os idioma mais estudados no Brasil na plataforma foram o Francês, Italiano e Português. O relatório Relatório de Línguas 2021 da empresa (disponível aqui) também apontou que as línguas que tiveram maior crescimento entre os brasileiros em 2021 foram o Turco, Japonês, Chinês, Coreano e Árabe.

De acordo com o documento, o motivo para o Turco ter o maior crescimento foi “provavelmente graças à grande popularidade das novelas e filmes da Turquia no país”. Já o crescimento do japonês pode ter relação com as Olimpíadas do Japão de 2020.

Leia também: Duolingo expande serviços e lança a campanha “falar inglês não custa”

O aumento da procura pelo chinês acompanha o crescimento da China, que deve passar os Estados Unidos e se consagrar como maior economia do mundo nos próximos anos. O crescimento da busca pelo coreano está relacionado à expansão da cultura da Coreia através do K-Pop, K-dramas, além de filmes e séries do país.

Já a procura pelo Árabe, por outro lado, pode estar relacionada à forte presença das comunidades árabes por todo o país, principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste. De acordo com dados da Anba (Câmara de Comércio Árabe Brasileira), árabes e descendentes representam 6% da população brasileira. Leia mais sobre os resultados do relatório no link (disponível aqui).

Leia também: 
9 dicas para estudar idiomas em casa
Como aprender inglês online e de graça;
Como aprender idiomas de graça com o Duolingo
Como aprender Francês online e tirar o certificado de fluência;
Como aprender Espanhol online e tirar o certificado de fluência;
Os melhores cursos e apps para aprender alemão online de graça.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados