InícioColunistasGraduação em um Liberal Arts College: 'A 1ª disciplina que vou cursar...

Graduação em um Liberal Arts College: ‘A 1ª disciplina que vou cursar é teatro’

Lecticia Maggi - 09/10/2014
Comentários:

E aí, gente!
A semana de Orientation já terminou e começaram as aulas aqui em Middlebury! Está sendo uma experiência incrível – as folhas já estão trocando de cor, já estou criando uma rotina, e os primeiros testes estão surgindo.

Os meus primeiros dias aqui foram preenchidos de atividades divertidas para conhecer os alunos e o college – tínhamos uma atividade atrás da outra, e muitas delas me lembraram de quando visitei a universidade pela primeira vez no Preview Days. Tivemos um Ice Cream Social, olhamos o céu estrelado de Vermont pelo telescópio do college, fizemos visitas a town de Middlebury e, o mais bacana, viajamos! Fomos separados em grupos de dez alunos mais ou menos, e cada grupo foi enviado para uma parte de Vermont para que nos conectássemos com o estado onde passaremos nossos próximos quatro anos e com nossos colegas.

teatro vermontA minha viagem se chamou “Theatre In Action” (Teatro em Ação), e fomos para uma cidadezinha bem pequena, a 40 minutos de Middlebury, chamada Rochester. Lá, visitamos uma Elementary School e conversamos com criancinhas que tinham acabado de fazer a transição do que no Brasil seria do Ensino Fundamental I para o II. Pedimos que elas nos contassem histórias de transição, momentos da vida delas em que elas passaram por mudanças. Foi chocante! Ouvimos histórias de bullying, de filhos sentindo saudade do pai que foi trabalhar longe, e até mesmo de religião – uma das crianças disse “mas se nós evoluímos dos macacos, e os macacos evoluíram das algas, de quem a algas evoluíram?” Nossas conversas ficaram bem profundas muito rápido!

Em seguida, fomos a um asilo coletar mais histórias de transição. Também ajudamos os morados da cidade a prepararem o seu Havest Fair, que é um evento anual da cidade de Rochester em que os moradores montam barraquinhas para vender os produtos que colheram na estação. Trabalhávamos bastante e, no final do dia, voltávamos para o teatro onde passávamos a noite. Todos nós dormíamos em sacos de dormir no próprio palco! E, minutos antes de deitarmos, ensaiávamos a nossa peça, buscando juntar todas as histórias de transição que ouvimos deles, com as nossas próprias histórias de transição.

No nosso último dia, apresentamos nossa peça no teatro da cidadezinha em frente a quase todos os moradores. Foi muito gratificante ver o rosto deles após ouvirem suas próprias histórias, e também fiquei muito feliz com a curiosidade e o interesse deles em ouvir o que eu tinha a dizer sobre a minha própria transição, vindo do Brasil. Por causa dessa experiência logo na minha primeira semana em Middlebury, uma das matérias que decidi cursar aqui foi no departamento de teatro – Acting I!

Até a próxima, gente!

_____________________________________________________________________

Bernardo 1 editado Bernardo Portilho ama Filosofia, Literatura e as várias interseções entre as duas. Já deu aulas das duas disciplinas no pré-vestibular comunitário de sua escola e criou um site de compartilhamento de resumos escolares, o SYinc Study. Apaixonou-se pelos livros de Dostoiévski e agora quer aproveitar a oportunidade de estudar fora para aprender Russo e ler “Crime e Castigo” no original. Ele largou o curso de Filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para estudar no Middlebury College, em Vermont, nos Estados Unidos. Com sua coluna, espera dividir a experiência de estudar em um Liberal Arts College.

Leia também:
Quer graduar-se em química e teatro? Em um Liberal Arts College você pode!
Por que escolher um Liberal Arts College? Saiba quais são as vantagens!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados