InícioGraduação10 perguntas essenciais para escrever um bom essay de candidatura

10 perguntas essenciais para escrever um bom essay de candidatura

Priscila Bellini - 02/10/2023
Comentários:

Talvez um dos aspectos mais importantes da admissão para universidades seja mostrar aos avaliadores quem você é e como você pensa. Provavelmente, o melhor jeito de fazer isso é por meio dos essays. O processo de application exige que você escreva uma redação significativa, em resposta a propostas variadas. Além disso, há universidades que pedem textos menores, as chamadas “short responses“.

Esse tanto de essays fará com que você tenha de apresentar suas melhores qualidades pessoais. Pode haver questões mais aprofundadas sobre aspectos da sua personalidade, por exemplo. Com base nisso, o ideal é ter algumas orientações iniciais para pensar quais traços próprios destacar.

A seguir, confira uma lista de perguntas essenciais para ajudar no processo

Esses questionamentos incluem características pouco conhecidas da sua personalidade, humor e trajetória. Usando essas ferramentas, estudantes descobrem aspectos de si mesmos que haviam ignorado ou que não tinham destacado ainda. Ou seja, é uma oportunidade de construir uma boa marca na sua application para universidades.

Depois de responder às perguntas essenciais, você pode usá-las como base para quantas candidaturas quiser. Vale copiar as perguntas em um documento à parte e trabalhar em cima delas. Nesse processo, tome o tempo que precisar e seja o mais expansivo possível.

Perguntas essenciais para fazer bons essays

#1 De qual conquista você mais se orgulha? (pode ser algo mais “público”, como participar de uma organização estudantil, ou uma resposta bem mais pessoal, como ter aprendido a se dar bem com seu padrasto)

#2 Qual é a coisa mais difícil que você já fez na vida?

#3 O que você faz melhor do que qualquer um?

#4 Qual é a melhor coisa que já fez para alguém?

#5 O que acha que seus professores dizem sobre você quando não está por perto?

#6 O que acha que seus amigos falam de você quando não está por perto?

#7 O que mais preocupa você?

#8 Qual é o seu livro favorito de todos os tempos?

#9 Como você se vê em dez anos?

#10 Se uma universidade concorrida tivesse de escolher entre você e outro candidato, por que deveria escolhê-lo?

Lembre-se: o objetivo é mostrar quem você é e como pensa. Essas perguntas essenciais ajudarão nisso. Além disso, as informações obtidas nas respostas podem ser usadas na preparação para entrevistas de admissão.

Este post foi adaptado de um texto publicado no site College Confidential, em inglês. 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados