//username of moderater
Fundação Estudar
InícioEducaçãoMestradoConheça o mestrado em design de jogos da NYU, a New York...

Conheça o mestrado em design de jogos da NYU, a New York University

Marcela Marcos - 19/09/2023
Comentários:

A New York University é considerada uma das universidades mais “internacionais” do mundo. Pela instituição passaram grandes nomes do cinema, como os diretores Martin Scorsese (de Taxi Driver e O Lobo de Wall Street) e Spike Lee (de Malcom X e Infiltrado na Klan). Por falar em Artes, uma das escolas mais famosas da NYU é justamente a Tisch School of the Arts, mundialmente reconhecida por cursos de matriz artística, midiática e cultural. 

Neste post, falaremos do MFA (sigla para Master of Fine Arts) no Game Center, um programa ideal para quem quer se especializar em design de jogos. Muitos dos alunos do programa passaram a trabalhar nas principais companhias desta indústria, como a Riot, Arkadium e Avalanche Studios. Saiba mais sobre o curso que forma mestres em jogos!

Características do NYU Game Center MFA

O objetivo do programa de mestrado no NYU Game Center é, conforme sua própria descrição, proporcionar aos alunos uma jornada de dois anos para estudar a teoria e ter contato com a prática dos jogos. A ideia é que a comunidade estudantil aprenda novas habilidades e tenha inúmeras oportunidades de criar produtos.

Leia também: Estudar Design de Games pode levar a uma carreira versátil e promissora

O ano letivo começa com uma semana de convívio e oficinas de programação, antes do início das aulas. A ideia é que os alunos interajam entre si e tenham contato com a dinâmica da instituição. Depois, com as matérias propriamente ditas, o currículo se estrutura em disciplinas como de fundamento dos jogos, criação de games digitais, teoria crítica, história (desde os jogos de tabuleiro, até os videogames) etc.

Já no segundo ano do programa, os estudantes trabalham sozinhos em um projeto de sua escolha. Há, ainda, a possibilidade de cursar disciplinas eletivas, que exploram desde jornalismo de jogos até aspectos psicológicos envolvidos nas atividades. 

Cabe destacar que os alunos também têm as chamas Play Labs, que são aulas que mergulham mais a fundo em um gênero específico (como RPG ou torneios de Starcraft). Outra característica deste programa de mestrado da NYU é que a estrutura do Game Center é altamente flexível, o que significa que os mestrandos podem ter aulas em qualquer departamento da New York University.

Veja aqui o guia com as principais perguntas e respostas sobre o Game Design MFA.

Perfil dos alunos dos Mestrado em Game Center na NYU

O Centro de Jogos da New York University se esforça em ter um corpo discente diverso, de natureza colaborativa e interdisciplinar. Em outras palavras, a formação anterior dos candidatos não tem uma especificidade: eles podem chegar ao departamento como programadores, designers, desenvolvedores visuais ou de áudio, mas também podem ter formação em teatro, economia, educação, engenharia etc.

Leia também: Conheça a New York University (NYU), uma das universidades mais “internacionais” do mundo

Também não é preciso ter experiência em games para ingressar no programa. De acordo com a descrição da universidade, os interessados só precisam “ter talento criativo, paixão por jogos e um ponto de vista único sobre por que desejam estudar design de jogos”. A instituição também procura ter uma rica mistura em termos de cultura, gênero e origem dos integrantes.

Orientação profissional no Game Center

No NYU Game Center não são poucas as maneiras de fazer com que os estudantes encontrem um caminho profissional após a formação. A instituição organiza, a cada primavera, o evento intitulado Strategy Guide: Breaking Into the Game Industry, um painel de discussão com chefes de estúdio e graduados no departamento, que acaba funcionando também como feira de empregos. A faculdade disponibiliza outras iniciativas mais pontuais, como workshops, palestras e aulas com experts do mercado.

O departamento também oferece uma incubadora (The Game Center Incubator), lançada no verão de 2014, que dispõe de espaço, financiamento e experiência para quem cursa a graduação. A incubadora seleciona projetos com potencial comercial e os leva a um lançamento público. Há, ainda, a possibilidade de ter auxílio dos escritórios de orientação profissional do próprio departamento ou da Tisch School.

Ficou curioso sobre o programa? Confira as orientações sobre o application para o Game Design MFA nesta página.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados