InícioPreparaçãoCursosConfira ferramentas gratuitas para praticar inglês em qualquer lugar

Confira ferramentas gratuitas para praticar inglês em qualquer lugar

Redação do Estudar Fora - 29/03/2016
Comentários:

Por Ângela Coy

O inglês é a principal ferramenta de comunicação internacional. Falado por cerca de 1,8 bilhão de pessoas, o idioma é essencial para aqueles que desejam estudar fora. E é justamente nele que se encontra um dos principais entraves para que mais e mais brasileiros consigam estudar no exterior – segundo o Índice de Proficiência em Inglês, calculado pela Education First (EF), o Brasil ocupa da 41º posição, sendo considerado um país de baixa proficiência.

Se você sonha em estudar no exterior, falar bem inglês será um fator importante na sua candidatura a uma universidade fora. Para te ajudar com isso, confira estas 6 ferramentas que vão te ajudar no aprendizado do idioma, seja com gramática, vocabulário ou pronúncia. Confira:

1. Duolingo

Você já deve ter ouvido falar do Duolingo, uma plataforma de aprendizagem de línguas disponível na Web e em dispositivos móveis (iOS, Android e Windows Phone). Essa plataforma utiliza conceitos da gamificação adaptativa para ensinar línguas. Vale a pena conferir!

Um estudo independente, conduzido pela City University de Nova York e pela Universidade da Carolina do Sul, concluiu que, em média, 34 horas de Duolingo podem equivaler a um semestre universitário de estudos de um idioma.

2. LYNDA (esse é o único que não é gratuito!)

Conheça uma plataforma de tutoriais, vinculada a nada menos que Harvard! São diversos vídeos que dão acesso a conteúdo formal, apresentado por instrutores experts em áreas, tais como: negócios, artes, tecnologia e educação.

3. FLIPBOARD

O Flipboard é um site e um aplicativo para iOS, Android e Windows Phone. Trata-se de uma multiplataforma midiática que disponibiliza conteúdos de temas variados em diversas línguas e permite que você crie revistas personalizadas. Fique por dentro das últimas notícias ou leia a respeito de seu assunto predileto!

4. TheSkimm

Para treinar o inglês e se manter atualizado: O TheSkimm envia boletins informativos matinais e gratuitos com os principais acontecimentos nos Estados Unidos e no mundo. Vale a pena conferir!

5. TED TALKS

As palestras inspiradoras, divertidas e muitas vezes questionadoras do TED são uma ótima ferramenta para treinar o ouvido e ampliar o seu vocabulário nas suas áreas de interesse. No site, é possível inclusive “filtrar” por temáticas, duração e línguas. Uma sugestão interessante de talk é “O Caminho Entre o Não e o Sim“, de William Ury, autor do bestseller “Getting to yes” e cofundador do Programa sobre Negociação de Harvard. Na palestra, você vai aprender sobre técnicas e estratégias para se obter um “sim” em situações conflitantes. Afinal, quem não precisa se aprofundar nesse assunto?

6. FutureLearn

Aproveite os cursos online gratuitos da FutureLearn, elaborados por grandes universidades e organizações mundiais! E viva a Internet que nos possibilita acesso a conteúdo de alta qualidade!

 


 

Sobre Ângela Coy

Angêla Coy é diretora da Insigna, uma consultoria dedicada a atingir a eficácia dos recursos aplicados pelas empresas, no desenvolvimento em idiomas e na capacitação profissional de seus colaboradores. Por meio de um sistema de planejamento, avaliação, monitoramento e orientação pedagógica, a Insigna emprega metodologia e parâmetros de eficiência reconhecida internacionalmente a fim de obter os resultados estabelecidos em tempo otimizado, com economia de gastos e redução de desperdícios.

 

Leia também:
Você é mesmo fluente? Avalie sua proficiência em idiomas estrangeiros
TOEFL: Conheça as diferentes modalidades do exame
Pratique seu inglês com estes 2 canais no YouTube

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados