Inicio Confira ferramentas gratuitas para praticar inglês em qualquer lugar

Confira ferramentas gratuitas para praticar inglês em qualquer lugar

Confira ferramentas gratuitas para praticar inglês em qualquer lugar

Por Ângela Coy

O inglês é a principal ferramenta de comunicação internacional. Falado por cerca de 1,8 bilhão de pessoas, o idioma é essencial para aqueles que desejam estudar fora. E é justamente nele que se encontra um dos principais entraves para que mais e mais brasileiros consigam estudar no exterior – segundo o Índice de Proficiência em Inglês, calculado pela Education First (EF), o Brasil ocupa da 41º posição, sendo considerado um país de baixa proficiência.

Se você sonha em estudar no exterior, falar bem inglês será um fator importante na sua candidatura a uma universidade fora. Para te ajudar com isso, confira estas 6 ferramentas que vão te ajudar no aprendizado do idioma, seja com gramática, vocabulário ou pronúncia. Confira:

1. Duolingo

Você já deve ter ouvido falar do Duolingo, uma plataforma de aprendizagem de línguas disponível na Web e em dispositivos móveis (iOS, Android e Windows Phone). Essa plataforma utiliza conceitos da gamificação adaptativa para ensinar línguas. Vale a pena conferir!

Um estudo independente, conduzido pela City University de Nova York e pela Universidade da Carolina do Sul, concluiu que, em média, 34 horas de Duolingo podem equivaler a um semestre universitário de estudos de um idioma.

2. LYNDA (esse é o único que não é gratuito!)

Conheça uma plataforma de tutoriais, vinculada a nada menos que Harvard! São diversos vídeos que dão acesso a conteúdo formal, apresentado por instrutores experts em áreas, tais como: negócios, artes, tecnologia e educação.

3. FLIPBOARD

O Flipboard é um site e um aplicativo para iOS, Android e Windows Phone. Trata-se de uma multiplataforma midiática que disponibiliza conteúdos de temas variados em diversas línguas e permite que você crie revistas personalizadas. Fique por dentro das últimas notícias ou leia a respeito de seu assunto predileto!

4. TheSkimm

Para treinar o inglês e se manter atualizado: O TheSkimm envia boletins informativos matinais e gratuitos com os principais acontecimentos nos Estados Unidos e no mundo. Vale a pena conferir!

5. TED TALKS

As palestras inspiradoras, divertidas e muitas vezes questionadoras do TED são uma ótima ferramenta para treinar o ouvido e ampliar o seu vocabulário nas suas áreas de interesse. No site, é possível inclusive “filtrar” por temáticas, duração e línguas. Uma sugestão interessante de talk é “O Caminho Entre o Não e o Sim“, de William Ury, autor do bestseller “Getting to yes” e cofundador do Programa sobre Negociação de Harvard. Na palestra, você vai aprender sobre técnicas e estratégias para se obter um “sim” em situações conflitantes. Afinal, quem não precisa se aprofundar nesse assunto?

6. FutureLearn

Aproveite os cursos online gratuitos da FutureLearn, elaborados por grandes universidades e organizações mundiais! E viva a Internet que nos possibilita acesso a conteúdo de alta qualidade!

 


 

Sobre Ângela Coy

Angêla Coy é diretora da Insigna, uma consultoria dedicada a atingir a eficácia dos recursos aplicados pelas empresas, no desenvolvimento em idiomas e na capacitação profissional de seus colaboradores. Por meio de um sistema de planejamento, avaliação, monitoramento e orientação pedagógica, a Insigna emprega metodologia e parâmetros de eficiência reconhecida internacionalmente a fim de obter os resultados estabelecidos em tempo otimizado, com economia de gastos e redução de desperdícios.

 

Leia também:
Você é mesmo fluente? Avalie sua proficiência em idiomas estrangeiros
TOEFL: Conheça as diferentes modalidades do exame
Pratique seu inglês com estes 2 canais no YouTube

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

Leia