Um projeto: Fundação Estudar

Graduação

O que você precisa saber para cursar uma graduação fora do Brasil

12.06.15

Saiba como incrementar seu vocabulário em inglês para o TOEFL

TOEFL

Ana Virginia Kesselring, especialista na preparação de candidatos para graduação e pós no exterior, indica estratégias de estudo e memorização. Confira!

Quando o assunto é o TOEFL – umas das provas de proficiência em inglês exigida de candidatos a cursos de graduação e pós no exterior – não é necessário dizer que a leitura é a melhor forma de incrementar seu vocabulário. No entanto, existem algumas estratégias para que você adquira um vocabulário mais sofisticado de forma mais rápida.

A primeira é criar uma espécie de mapa mental (mind map), envolvendo temas que frequentemente caem no exame, como lugares, pessoas, situações do cotidiano e também experiências pessoais. Seguem dois exemplos:

Estação do ano: Summer

Uma possível pergunta seria: “Do you prefer the summer or the winter season ? Use reasons and details to support your answer.”

mind gap summer

 

Veja abaixo outro “mind map” um pouco mais sofisticado:

Business Plan – Company

mindi gap 2 ok

Banco de palavras – Criar um banco de palavras é extremamente importante, mas organizar este banco é a chave para memorizar estas palavras da melhor forma possível.

Não adianta simplesmente passar os olhos, ler uma vez ou escutar. A repetição é o que faz o novo vocabulário ser assimilado

Segundo Barbara Oakley, professora da University of San Diego, no seu curso “Learning how to learn” para que você consiga melhorar seu nível de inglês e também melhorar seu vocabulário em um novo idioma o antigo método de repetição ainda é válido. Ele faz com que você crie conexões em sua mente e marque estas conexões tornando-as automáticas. Não adianta simplesmente passar os olhos, ler uma vez ou escutar. A repetição é o que faz o novo vocabulário ser assimilado.

Longas listas fechadas em um caderno de anotações também não funcionam. “Flash Cards” (fichas) são um bom método para memorizar novo vocabulário. O agrupamento de palavras por assunto, ordem alfabética, “phrasal verbs”, expressões idiomáticas, prefixos ou sufixos sempre facilita a memorização.

Veja exemplo de um flash card:

Frente

flash card 1

 

 

 

 

 

Verso

flash card 2

 

 

 

 

 

 

A minha sugestão é ter uma caixinha, em ordem alfabética para armazenar essas fichas. Ao criar fichas você torna sua lista de palavras flexível e pode incluir ou excluir fichas quando as palavras que você estiver estudando se tornarem familiares. Você pode também levá-las com você para estudar onde estiver, escolher as mais difíceis para um dia especial da semana e até criar um jogo de memória com elas.

__________________________________________________________

Sobre a colunista Ana Virginia Kesselring

F_ AZUL_0001Ana Virginia Kesselring é administradora de empresas com especialização em Psicopedagogia Clínica e Educacional e tem mais de 15 anos de experiência no ensino de idiomas. É proprietária da Virginia Center School, instituição que, além de oferecer cursos regulares de idiomas, prepara estudantes para provas como TOEFL, IELTS, SAT, ACT, GRE e GMAT. Contato: virginia@virginiacenter.com.br

Leia também:
Entenda o processo de seleção para universidades no exterior

Veja frases para usar nas seções de writing e speaking do TOEFL
Guia de preparação para o TOEFL

Conecte-se ao Estudar Fora

http://promo.estudarfora.org.br/07de78d376d72cb1d7d3

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas