Um Projeto: Fundação Estudar
como fazer um bom personal statement

Especialista explica como fazer um bom personal statement

Por Priscila Bellini

Para os interessados na graduação no exterior, essa redação serve como coração da application. Ao receber as candidaturas, os responsáveis por admissões têm acesso ao texto, que “apresenta” o aluno e uma parte de sua trajetória. Mas, afinal, como fazer um bom personal statement?

Quais os passos essenciais para fazer um bom personal statement

A chave por trás da resposta está na capacidade de contar uma boa história. O aluno conta com cerca de 500 palavras para resumir um aspecto de sua vida e de como sua presença na universidade estrangeira seria valiosa. O objetivo é que essa primeira leitura sobre o estudante cause a melhor impressão.

Vale lembrar que esse não é o único material encaminhado na application para universidades de fora. Também entram na lista itens como cartas de recomendação pedidas a professores, bem como currículo com detalhes profissionais e acadêmicos. Além disso, as instituições recebem o histórico de notas do aluno e analisam seu desempenho acadêmico.

No vídeo para o canal do Estudar Fora, a especialista Carol Lyrio indica o passo a passo para escrever o texto e explica como fazer um bom personal statement.

 

Quer fazer graduação no exterior? 

Se você ainda tem dúvidas sobre o passo a passo das candidaturas, que vai além de fazer um bom personal statement, aproveite as dicas de um guia gratuito sobre o assunto. O e-book explica todas as etapas do processo de application à graduação no exterior e o que você pode fazer para tornar seu perfil mais competitivo. Nele, você conhecerá ainda histórias inspiradoras de estudantes aprovados nas melhores universidades do mundo, como a Universidade Harvard e Stanford. Também terá acesso a uma lista de instituições que podem apoiá-lo com bolsas de estudo ou informações nesse processo.

Faça um breve cadastro e acesse o guia!

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo