Inicio Dicas para quem quer estudar em Portugal, por estudantes brasileiros

Dicas para quem quer estudar em Portugal, por estudantes brasileiros

Dicas para quem quer estudar em Portugal, por estudantes brasileiros

Você já deve ter visto que mais de 40 universidades portuguesas aceitam a nota do Enem para o ingresso de estudantes brasileiros. Mas como funciona todo o processo de admissão? Quais são os custos para estudar lá? E como estudar em Portugal sendo brasileiro?

O Estudar Fora, em parceria com o Guia do Estudante, preparou um vídeo com dois alunos brasileiros, a Fabíola e o Tomás, que estudam na tradicional Universidade de Coimbra.

Veja abaixo o que eles contam sobre como estudar em Portugal através do Enem, os benefícios de estudar em um país com a mesma língua materna e outras informações importantes para quem deseja ter uma experiência acadêmica na terrinha:

O passo a passo de como estudar em Portugal

Quando se trata de graduação, o caminho mais certeiro para os alunos interessados é o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM – como Fabíola e Tom já explicaram. Já os candidatos a mestrado e doutorado (ou “doutoramento”, como dizem os portugueses) passam por um processo diferente. Cabe ao aluno interessado reunir documentos como histórico escolar e cartas de recomendação para fazer a candidatura – nos moldes do que acontece em outras instituições europeias.

Quem pretende fazer um intercâmbio em Portugal encontra o caminho mais fácil através da sua própria universidade de origem. Para esse tipo de programa, cabe à universidade brasileira conveniada selecionar os alunos que são elegíveis ao intercâmbio – de acordo com processos internos.

Já os candidatos a mestrado e doutorado (ou “doutoramento”, como dizem os portugueses) passam por um processo diferente. Cabe ao aluno interessado reunir documentos como histórico escolar e cartas de recomendação para fazer a candidatura – aos moldes do que acontece em outras instituições europeias. “Eles pediram meu histórico escolar, o diploma, uma carta de motivação, e, ainda, que três pessoas me recomendassem”, explica Ramon Bittencourt Mendes, que cursa o Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico na Universidade do Porto.

Saiba tudo sobre estudar em Portugal nesta reportagem.

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

Leia