Um Projeto: Fundação Estudar

Chieko Aoki: “Ao estudar no Japão, aprendi a ter disciplina e paciência”

Por Lecticia Maggi

Chieko Aoki, de 66 anos, é uma das empresárias mais respeitadas do Brasil – em 2013 foi eleita pela revista Forbes a segunda mulher de negócios mais poderosa do país, atrás apenas da presidente da Petrobras, Graça Foster.

Nascida no Japão, ela se mudou para o Brasil aos seis anos de idade. É formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e em Administração Hoteleira pela Universidade Cornell, nos Estados Unidos. Além disso, realizou pós-graduação em Administração na Universidade de Sofia, no Japão.

Em entrevista ao site Na Prática, o portal de carreiras da Fundação Estudar, ela fala sobre a importância de ter estudado no exterior: “Aqui no Brasil pensamos muito a curto prazo, com os japoneses pude adquirir habilidades comportamentais como paciência e visão de longo prazo. Já nos Estados Unidos, aprendi com a praticidade e técnica dos americanos”, afirma.

Segundo ela, um dos grandes desafios é transformar o conhecimento teórico em ações. “O cliente não quer saber o que você sabe, o que está dentro da sua cabeça, mas aquilo que você faz”, afirma.

Assista a seguir a dois vídeos em que Chieko explica sobre a importância de ter estudado no exterior:

Por que decidiu estudar fora do Brasil?

O que aprendeu no Japão e EUA que aplica no seu trabalho?

A entrevista com o Chieko Aoki foi feita pelo site Na Prática, o portal de carreiras da Fundação Estudar. Clique aqui e assista ao bate-papo completo 

Leia também:
“Estudar fora é bom para ter choque de realidade”, diz Pedro Moreira Salles
A importância de Harvard na vida de Jorge Paulo Lemann
Saiba onde estudaram grandes CEOs

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo