InícioIntercâmbio"Estudar fora é bom para ter choque de realidade", diz Pedro Moreira...

“Estudar fora é bom para ter choque de realidade”, diz Pedro Moreira Salles

Lecticia Maggi - 13/04/2015
Comentários:

Você sair do que conhece, da sua zona de conforto é importante (…). Se você for para uma boa escola encontrará talentos tão bons ou melhores do que você

Presidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco desde 2009, Pedro Moreira Salles é um dos grandes executivos brasileiros. Graduado em economia e história pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e mestre em Relações Internacionais pela Universidade Yale, Moreira Salles destaca que, apesar de não ser pré-requisito para alcançar posições relevantes nas empresas, estudar fora ajuda muito na formação profissional e pessoal.

“Em um mundo cada vez mais globalizado, você sair do que conhece, da sua zona de conforto é importante, e não deixa de ser um teste de resistência. Se você for para uma boa escola encontrará talentos tão bons ou melhores do que você. É  importante gerar esse choque de realidade!”, considera.

Segundo ele, ao estudar fora o profissional abre-se para um “mundo de contatos e relacionamentos”, que dificilmente teria acesso se ficasse apenas em sua cidade natal. “Além das vantagens de formação, de estar exposto a grandes professores e ótimos alunos, tem a experiência de viver em um outro mundo, em outras culturas e sob outras regras”, destaca.

Saiba mais sobre a importância que o executivo vê na experiência internacional:


Solidão nos primeiros meses – Mesmo já acostumado a viajar frequentemente e tendo cursado parte dos estudos na França durante a infância, Moreira Salles lembra que os primeiros meses da graduação no exterior, no final dos anos 70, não foram exatamente simples: “A dificuldade de fazer amigos era um problema. A solidão era absoluta. Ia almoçar sozinho, jantar sozinho…”.

No vídeo a seguir, ele lembra dessas dificuldades de adaptação:

Em 1982, antes da conclusão do mestrado, Moreira Salles veio ao Brasil e, animado pela nova situação política do país, decidiu ficar. “Tancredo Neves me fez um convite para trabalhar com ele em Minas Gerais. Fiquei muito animado e resolvi não voltar para Yale. Depois que ele foi eleito governador, fiquei esperando esse chamado, só que ele não veio”, ri. Assista ao vídeo a seguir e entenda:

A entrevista com o Pedro Moreira Salles foi feita pelo site Na Prática, o portal de carreiras da Fundação Estudar. Clique aqui e assista ao bate-papo completo 

Leia também:
A importância de Harvard na vida de Jorge Paulo Lemann
Saiba onde estudaram grandes CEOs
Sete passos para tirar do papel o projeto de estudar fora

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados